Hélio Sousa troca Sp. Covilhã pela Selecção Nacional

por RTP
O Sporting da Covilhã está agora à procura de um novo técnico

O treinador Hélio Sousa deixou o comando do Sporting da Covilhã, da Liga de Honra, para assumir funções na equipa de Carlos Queiroz na Federação Portuguesa de Futebol, revelou esta quinta-feira o presidente dos ‘leões da Serra'.

O técnico tinha aceitado uma proposta de renovação do clube, que conduziu à melhor classificação de sempre no campeonato, mas o convite federativo acabou por levar ao fim da relação laboral iniciada em Agosto do ano passado.

Apesar da vontade de manter a ligação, a direcção serrana não colocou qualquer entrave à saída do treinador, de 39 anos, que, enquanto atleta, foi campeão do Mundo de sub-20, numa equipa dirigida por Carlos Queiroz.

"Dei-lhe sempre autorização para resolver a vida dele, porque aqui não se cortam as pernas a ninguém", referiu José Mendes em conferência de imprensa, que já não contou com Hélio Sousa.

O dirigente considera que é um "orgulho para o clube" fornecer um treinador para a Selecção e elogiou a forma como Hélio e a Federação se comportaram neste processo.

"A postura do ‘mister' foi sempre exemplar e da parte da Federação aconteceu o mesmo. Portanto, é preciso enaltecer este tipo de coisas", afirmou o líder dos serranos.

Novo treinador deve "vir do norte do país"

A menos de um mês de iniciar os trabalhos para a nova temporada, marcados para 1 de Julho, o Sporting da Covilhã prepara-se para ir ao mercado de treinadores para preencher a vaga deixada por Hélio Sousa.

A expectativa de José Mendes é que o processo de escolha fique resolvido nas próximas horas, para que o novo treinador possa ser apresentado sábado, no jantar oficial de aniversário do Sporting da Covilhã.

"O treinador que eu quero para o futuro tem que ter conhecimentos da Liga de Honra, no mínimo, e alguma experiência na Liga principal. Tem que apostar, também, na formação", estabelece.

Sem adiantar nomes, sugeriu que o líder do grupo de trabalho deverá "vir do norte do país" e tem estado "no activo".

c/ Lusa
pub