Henrique empenhado no Belenenses SAD até se transferir para o Coritiba

por Lusa

O defesa central Henrique confirmou hoje o interesse dos brasileiros do Coritiba, mas realçou que está empenhado no Belenenses SAD e na I Liga portuguesa de futebol até a transferência se consumar.

Em conferência de imprensa, o brasileiro revelou ter falado com o presidente Rui Pedro Soares, que o “escutou de coração aberto”, tendo ficado “muito feliz com o interesse e [no facto] de poder voltar” ao clube que o formou e pelo qual tem “um carinho muito grande”, numa opção que foi sua, mas que não abala o foco no Belenenses SAD.

“As coisas estão a encaminhar-se de alguma forma, mas não há data. Estamos a pensar no Belenenses SAD ainda e temos um jogo importante para dar sequência no campeonato. No futebol, as coisas acontecem muito rápido. Estamos focados em fazer a nossa parte, a cabeça está aqui e posso fazer um grande jogo em Tondela”, afirmou.

A visita à equipa beirã, da 32.ª jornada, poderá mesmo ditar a despedida de Henrique do campeonato português, após “um ano de aprendizagem”, mas “muito bom, com um grupo comprometido nos jogos e treinos”, que formou “uma família muito forte”.

“Foi uma temporada muito boa para mim e para muitos jogadores. Há malta jovem de muita qualidade que, com certeza, vai dar muitas alegrias ao Belenenses SAD. Um ano de aprendizagem, de muita luta, mas um ano muito bom. Estou muito feliz pela temporada que tenho feito”, frisou o experiente defesa.

O internacional ‘canarinho’ em seis ocasiões diz levar “coisas boas” de Portugal, “um país muito acolhedor” e com um campeonato que “tem muitos jogadores jovens de grande qualidade e é uma vitrina muito grande”, com tendência “a melhorar sempre”.

“Fui muito bem recebido desde o primeiro dia. Formámos uma família muito unida e forte, foi dos melhores grupos que apanhei no futebol. Só levo coisas boas, até mesmo do futebol português, que está sempre a evoluir e viu-se neste campeonato, que não tem jogos fáceis”, sublinhou o defesa, que participou no Mundial2014 pelo Brasil.

Henrique nomeou o iraniano Taremi, do FC Porto, como o avançado mais difícil que teve de marcar esta temporada, tendo destacado também o treinador Petit como uma “peça fundamental” na caminhada do Belenenses SAD ao longo do campeonato, que ainda tem três jornadas por disputar e no qual procurara almejar lugares mais acima na tabela.

“Temos um jogo difícil com o Tondela, importante como os outros. Tivemos algumas pedras no caminho, mas sempre almejámos subir [na classificação] e queremos dar esse grande passo. Temos qualidade e capacidade para fazer três grandes jogos e subir na tabela”, vincou, dizendo que não pensa ainda no final da carreira.

O Belenenses SAD, no oitavo lugar, com 37 pontos, visita na terça-feira o Tondela, 10.º, com 36, em jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, a disputar no Estádio João Cardoso, às 16:00, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

pub