O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela primeira vez um dérbi entre Sporting e Benfica, no domingo, para a 33.ª jornada da I Liga, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Este vai ser o nono jogo entre "grandes" para o árbitro natural de Vila Nova de Famalicão, depois de ter apitado, já esta época, a final da Taça da Liga, em janeiro, quando o FC Porto conquistou pela primeira vez o troféu frente aos "leões" (2-0), em Leiria, e o triunfo do Benfica na visita ao Estádio do Dragão, no Porto, por 1-0, com um golo de Rafa, na 10.ª jornada do campeonato.
Antes, os seis clássicos anteriores que dirigiu opuseram FC Porto a Sporting, três para o campeonato no Dragão, com dois empates e uma vitória dos portistas, dois na Taça da Liga, meias-finais e final, e um nas "meias" da Taça de Portugal.
Nas taças, João Pinheiro esteve no apuramento do Sporting para a meia-final da Taça da Liga em 2020/21 (2-1) e no triunfo do FC Porto em casa na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal de 2017/18 (1-0).
O líder Benfica sagra-se campeão nacional pela 38.ª vez se vencer no dérbi marcado para domingo, às 20h30, o rival Sporting, quarto classificado com 70 pontos, menos 13 do que os encarnados, que detêm quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, atual detentor do título e que visita o Famalicão, no sábado, sob arbitragem de Fábio Veríssimo.