Leitão e pães não faltam em caso vitória do Paços

A Taça pode até nunca chegar a Paços de Ferreira, mas futebolistas e direcção têm garantida recepção calorosa, inclusive com um adepto do adversário FC Porto a oferecer jantar fastuoso de leitão para todos.

RTP /

Há adeptos capazes de tudo em Paços de Ferreira: um padeiro local, por exemplo, tem oferta generosa, que não para a equipa, mas para o Centro Social e Paroquial de Frazão, uma freguesia da cidade "capital do móvel".

"Três mil pães. Por cada golo marcado pelo Paços, seja de penalti e até anulado, ofereço três mil pães", confidenciou à Agência Lusa Carlos Manuel.

Adepto do Paços de Ferreira e também do Sporting, como fez questão de frisar, não fossem confundir-se paixões clubistas, Carlos Manuel preparou com o vizinho do lado, proprietário de um restaurante, a oferta de um jantar, mesmo sabendo que os dias seguintes à final de domingo, no Jamor, serão "difíceis e trabalhosos".

"Vou também fazer um bolo gigante, para um grupo de amigos de 70 pessoas: vai ser amarelo e com o símbolo do Paços de Ferreira. De resto, olhe, vou fechar as três casas que tenho no domingo e junto-me à festa do Jamor".

Luís Gonçalves, por outro lado, foi directo na abordagem: "Sou adepto do FC Porto".

"Chegámos a um acordo e vamos fazer uma brincadeira aqui no restaurante. Não sei se o FC Porto vai ganhar, mas pode ser que aconteça. Fico contente se o Paços ganhar, pois até tiro benefícios disso. Mas sou sempre do FC Porto", revelou.

Devesa Neto, ex-árbitro e também adepto do Paços de Ferreira, hoje empresário de hotelaria na cidade, espera uma vitória do seu clube.

"Ofereço um jantar. Quando passaram à final, ofereci e, agora, se ganharem, volto a oferecer. A ementa é à escolha. Espero que isso os motive. Espero uma vitória do Paços, mas sabemos que o FC Porto é o campeão e uma equipa complicada", disse à Agência Lusa Devesa Neto, sócio número 73 do Paços de Ferreira.

Paulo Mairos, organizador de um dos 117 autocarros que transportam adeptos até ao Jamor, "pegou" nos clientes habituais do seu café e oferece "comida e bebida" a rodos.

"Espero que seja um dia bonito, com um bom jogo e que o Paços ganhe. Isso é que é o mais importante", sentenciou.


C/ LUSA
PUB