"Muito mau momento para o futebol português", diz presidente da FPF

por Antena1 com Lusa
Presidente da FPF Fernando Gomes durante a cerimónia de renovação do contrato de Paulo Bento Lusa

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, considerou hoje que, a confirmar-se a desistência da União de Leiria da Liga principal, este é "um muito mau momento para o futebol português".

Fernando Gomes, que abriu uma exceção na cerimónia de renovação do contrato com o selecionador Paulo Bento para comentar o assunto, comprometeu-se ainda a colaborar na procura de soluções para combater o flagelo dos salários em atraso.

"A situação do flagelo dos salários em atraso, das dificuldades financeiras, da sistemática má imagem que o futebol tem dado nos últimos tempos com o sucessivo acumular de situações negativas não é de todo desejável", disse.

Fernando Gomes lamentou esta situação, que o preocupa, e solidarizou-se com todos os envolvidos, desde os jogadores, aos treinadores, às famílias, aos funcionários e à cidade de Leiria, que se vê "arrastada para uma situação extremamente negativa".

"E, acima de tudo, preocupa-me a imagem do futebol português", considerou Fernando Gomes, que se mostrou recetivo para colaborar, dentro das suas competências, para inverter esta tendência.

Ainda de acordo com o dirigente, a FPF está disponível para "ajudar quem tem as competências de gerir o futebol profissional a encontrar soluções para ser possível, de uma vez por todas, acabar com o flagelo dos salários em atraso".

E, "por se encontrarem interligados", Fernando Gomes acedeu ainda a comentar as decisões tomadas na Assembleia Geral de quinta-feira da LPFP, nomeadamente as relacionadas com o alargamento das Ligas e o novo esquemas de subidas e descidas.

"Hoje mesmo, recebemos da LPFP a informação sobre as matérias aprovadas na Assembleia Geral de ontem (quinta-feira)", adiantou.

Fernando Gomes recordou que, a 26 de abril, a FPF e a LPFP celebraram um aditamento ao protococo que estava em vigor permitindo a introdução das equipas "B" e nesse mesmo momento ficou assumido um compromisso relativamente às questões da reformulação dos quadros competitivos da Liga.

"Iniciaremos, logo após a realização da última jornada, a 13 de maio, conversações com a Liga relativamente a estas matérias e, tal como vem sendo timbre da nossa parte, vamos cumprir com aquilo que escrevemos", referiu.

O presidente da FPF acrescentou que no dia 14 de maio estará "disponível para iniciar esse diálogo no sentido de aprofundar e analisar a eventual reformulação do quadro competitivo" da divisão principal.

"Mantemos exatamente essa nossa ideia e este nosso compromisso", finalizou Fernando Gomes, minutos antes de selar a cerimónia com um aperto de mão ao selecionador Paulo Bento.
pub