Octávio Machado: Contestação a Jesus e a Vítor Pereira é injusta

O ex-técnico fala de irracionalidade na gestão portista dos treinadores, acusa Pinto da Costa de fragilizar os treinadores com as visitas ao balneário e questiona Liga e Federação portuguesas, detentoras de "muito dinheiro" e a míngua deste com que vivem a maioria dos clubes em Portugal

RTP /
Legenda da Imagem

Octávio Machado, que esteve longos anos ao serviço do FC Porto, como jogador e como técnico, a propósito da política do clube em relação aos treinadores,     fala de "coisas irracionais" que espera se tornem "racionais".

O antigo técnico refere a saída de quem ganhou "tudo o que havia para ganhar" e a continuidade de "quem não ganhou nada".

Machado critica Pinto da Costa, que, considera, "fragiliza a imagem do treinador" com as idas ao balneário, e sublinha nunca ter visto, durante os anos que esteve no Porto,"tanta gente a querer sair", o que é revelador de que "há coisas - que não o treinador - que não estão bem" no clube azul-e-branco.

Para o ex-treinador, a contestação a Jesus, em fim de época, e a Vitor Pereira, ao longo de toda ela, tem sido feita "injustamanete, injustamente".

Comentando os salários em atraso no futebol português, Octávio Machado afirmou que "o futebol tem muito dinheiro! A federação tem muito dinheiro" e questiona se é justo que quem gere o futebol "está tudo cheio de dinheiro e os clubes-empresas, que promovem o futebol não têm dinheiro para pagar aos seus profissionais" e critica o presidente da Liga, que, "certamente, tem os salários em dia".

Machado exprime a sua "admiração pelos jogadores da União de Leiria" que jogaram e considera "inadmissível, inédito, impróprio, para uma liga como a nossa, forte a nível internacional" e fraca internamente, "preocupada com o alargamento, como se isso fosse o problema do futebol português", e não com "as grandes dificuldades dos clubes".

"Se os jogadores não abdicarem daquilo a que têm direito, uma parte significativa dos clubes não consegue preencher os requisitos para se inscreverem na Liga", vaticina.
PUB