Olegário Benquerença foi o escolhido

O árbitro Olegário Benquerença, de Leiria, foi hoje nomeado para ajuizar o encontro de domingo entre o FC Porto e o Benfica, da 29.ª jornada da Liga portuguesa de futebol

RTP /
O juiz de campo de Leiria foi o escolhido para dirigir o clássico de domingo Getty Images

O embate, marcado para as 20h15, pode consagrar os "encarnados" como campeões nacionais, já que o "onze" de Jorge Jesus está a um ponto do título. O juiz de campo vai ser auxiliado pelos internacionais Bertino Miranda e José Cardinal.

Olegário Benquerença dirigiu esta época três jogos do FC Porto e outros tantos do Benfica. Nos jogos que apitou dos "encarnados", os actuais líderes da Liga venceram sempre: Belenenses-Benfica (0-4, Liga), Benfica-Nacional (1-0, Taça da Liga) e Sporting-Benfica (1-4, Taça da Liga). 

Já nos três jogos em que dirigiu os "azuis e brancos", os campeões nacionais venceram um e empataram dois: FC Porto-Belenenses (1-1, Liga), FC Porto-Sporting de Braga (5-1, Liga) e Belenenses-FC Porto (2-2, Taça de Portugal).

O leiriense já mostrou 92 cartões amarelos nos 17 jogos que apitou nos campeonatos profissionais. O profissional de seguros, de 40 anos, árbitro desde 1989/90, ajuizou esta época 10 jogos na Liga e sete na Liga de Honra, tendo mostrado em média cinco cartões amarelos e apenas dois vermelhos diretos, tantos quantos exibiu após acumulação.

O árbitro está motivadissimo perante a proximidade do Mundial na África do Sul. O juiz de campo pertence à Associação de Futebol de Leiria. Perante esta nomeação, Luís Monteiro, secretário-geral do organismo, em declarações à Antena 1, reage com optimismo à escolha de Vítor Pereira , presidente do Conselho de Arbitragem da Liga.
 
Olegário Benquerença arbitrou recentemente o encontro da primeira "mão" das meias-finais da Liga dos Campeões, entre Inter de Milão e FC Barcelona, e será o representante luso no Mundial de 2010, na África do Sul.


PUB