Ranking da UEFA. Portugal ganha terreno na luta pelo 6.º lugar

Portugal volta a marcar pontos no ranking da UEFA. Na jornada europeia foi positiva para as equipas lusas, com três vitórias e um empate, os clubes com as cores nacionais em competições internacionais deixam Portugal mais confortável no 7.º lugar. Afastam-se, dessa forma, da Bélgica e ficam mais perto de igualar a pontuação dos Países Baixos.

RTP /
O desempenho dos clubes portugueses fazem sonhar com novo lugar para Portugal nas competições europeias | foto: Fatih Erel / Anadolu via AFP)

O Ranking que garante mais uma vaga na Liga Europa ao 6.º lugar contabiliza os quocientes dos últimos cinco anos. Esta época, o desempenho dos clubes portugueses e os resultados dos clubes neerlandeses fazem sonhar com novo lugar para Portugal nas competições europeias.

Depois da quinta jornada da Liga dos Campeões e Liga Europa, Portugal somou 1.400 pontos, e reúne 62.066 no total, logo atrás dos 64.700 dos Países Baixos.

  • País / pontos: 
  • 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Inglaterra – 101.672
  • 🇮🇹 Itália – 90.517
  • 🇪🇸 Espanha – 84.203
  • 🇩🇪 Alemanha – 80.974
  • 🇫🇷 França – 73.392
  • 🇳🇱 Países Baixos – 64.700
  • 🇵🇹 Portugal – 62.066
  • 🇧🇪 Bélgica – 57.750

Benfica e Sporting tiveram confrontos diretos com clubes de ligas rivais nesta corrida pelo sexto lugar do ranking e saíram ambos vitoriosos. As águias conquistaram a primeira vitória na Liga dos Campeões esta temporada, frente ao Ajax, e o Sporting venceu o Club Brugge, da Bélgica, por 3-0.

Na Liga Europa, o Porto também deu novo fôlego a Portugal nesta luta, ao bater o Nice, que continua sem qualquer ponto. Só o Braga não venceu esta semana, mas o empate a uma bola na deslocação a Glasgow concedeu a Portugal 0.200 pontos.

As contas no ranking da UEFA

Uma vitória conta dois pontos e um empate vale um ponto.

Somados todos os pontos, o total é dividido pelo número de equipas que iniciaram a campanha europeia – cinco clubes, no caso de Portugal – encontrando o quociente a ser somado nas contas finais.

Esta semana:
  • 2 (SL Benfica) + 2 (Sporting CP) + 2 (FC Porto) + 1 (SC Braga) = 7 pontos
  • 7 pontos : 5 equipas = 1.400 pontos
  • 60.666 + 1.400 = 62.066 pontos para Portugal

Apesar de estarem apenas quatro equipas portuguesas nas competições europeias, as contas são feitas a cinco – o número de equipas que iniciaram a campanha europeia – contando com o Santa Clara, que não se classificou para a fase de liga da Liga Conferência.

Com três vitórias (6 pontos) e um empate (1 ponto), Portugal conquistou mais 1.400 pontos (7 pontos a dividir por 5 equipas), que entram para as contas do ranking da UEFA.

Os Países Baixos saem da jornada como os principais derrotados. Apenas dois dos seis clubes em competições europeias venceram os duelos desta semana, somando 0.667 pontos.

A Bélgica, na oitava posição do ranking, conquistou mais 0.800 (pontos) depois das vitórias do Saint-Gilloise e do Genk, clube que já venceu o SC Braga esta época. Em contrapartida, a derrota do Brugge e a ausência de Anderlecht e Antwerp na Europa afastam as aspirações dos belgas em subir na classificação.
Nestas contas, Portugal ainda pode sonhar com uma segunda equipa a entrar diretamente para a fase de liga da Liga dos Campeões. No ranking anual (2025/26) da UEFA, Portugal acumula 9.400 pontos e ocupa a 4.ª posição, superando a Polónia e a Espanha. Os dois primeiros classificados – que são, à data, Inglaterra e Alemanha – asseguram mais uma vaga direta para a liga milionária.

Na história das competições europeias desta temporada, o Benfica é quem tem passagem à próxima fase mais comprometida, resultado das derrotas nas quatro primeiras jornadas, somando apenas três pontos em quinze possíveis.

O Sporting, na Liga dos Campeões, o Porto e o Braga, na Liga Europa, estão, à quinta jornada da fase de liga, em zona de apuramento direto, todos com dez pontos.

Tópicos
PUB