São João desconhece estudos a profissionais e não profissionais de futebol na instituição

por RTP
Foto: Manuel Santos@facebook/DR

O Conselho de Administração do Hospital de São João desconhece qualquer estudo feito a atletas de clubes profissionais ou não profissionais de futebol realizados na instituição, como vem referido este sábado no semanário Expresso.

De acordo com um comunicado conjunto dos Hospital de São João e da Unilab, esta informação já tinha sido remetida ao Expresso na passada quarta-feira, após ter sido questionado, mas o jornal publicou a informação, que estas duas entidades afirma estar errada.

Pode ler-se no comunicado que "o Centro Hospitalar Universitário São João não tem qualquer protocolo com clubes de futebol portugueses para colheita de análises de pesquisa de COVID-19, e não tem conhecimento de resultados de testes de atletas de clubes”.

A Unilabs Portugal refuta tabém e de forma veemente o que considera serem as conclusões alarmísticas, despropositadas e sensacionalistas, apresentadas pelo referido jornal de que os testes que tem vindo a realizar com jogadores profissionais tenham dado resultados “errados”.

Ambas as instituições esclarecem que existe uma multiplicidade de fatores que pode afetar os referidos resultados, desde datas diferentes de colheita, aos procedimentos de colheita aplicados, até às metodologias, equipamentos e reagentes específicos utilizados em cada unidade laboratorial.

A Unilabs reconhece no CHUSJ o centro de referência e de primeira linha na luta contra a COVID-19 em Portugal, e na dedicação dos seus profissionais, uma das armas mais poderosas para o sucesso do país na luta contra a pandemia que vivemos, e que atacou em primeiro lugar a região Norte do país.

O CHUSJ reconhece na Unilabs, em conjunto com outras entidades publicas, privadas, académicas e sociais, o papel relevante que tiveram na implementação de centros de rastreio de COVID-19 que permitiram identificar milhares de casos por todo o país, permitindo aos hospitais mais diferenciados focar as suas energias nos doentes graves.

Ambas as instituições assumem o papel de estrita colaboração, técnica, logística e cientifica, que têm mantido em conjunto, em várias área e serviços, com o propósito comum de lutar contra a pandemia do Covid-19, e que pretendem manter de forma continuada, com o único propósito de servir a região e o país.

O comunicado vem remetido pelos conselhos de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João e da Unilabs Portugal. Liga Portugal esclarece parceria com a Unilabs

Liga Portugal esclarece parceria com a Unilabs
No âmbito de notícias veiculadas este sábado pelo jornal Expresso, que levantam questões à forma como a escolha do laboratório para testar os clubes do Futebol Profissional, a Liga Portugal num comunicado enviado à imprensa, esclarece que esta escolha foi feita depois de uma consulta ao mercado, durante a qual foram pedidos pareceres a sete laboratórios, dos quais obtiveram quatro respostas.

De acordo com a Liga Portugal a Unilabs foi o laboratório que melhores condições ofereceu para a quantidade e especificidade dos testes pedidos pela Direção-Geral da Saúde, sendo reconhecidamente um laboratório com credibilidade.

Perante estes factos, o comunicado da Liga Portugal esclarece o seguinte:

"1- No sentido de serem retomadas as competições profissionais de futebol com todas as medidas de segurança e prevenção definidas pela Direção-Geral de Saúde, a Liga Portugal entendeu protocolar com um laboratório, de forma a prestar apoio aos Clubes da Liga NOS e LigaPro (na altura ainda não havia decisão sobre a suspensão definitiva), no que são as necessidades inerentes a uma logística complexa de realização de testes de diagnóstico COVID-19;

2 - Foi feita uma consulta exaustiva ao mercado a várias unidades de saúde e laboratoriais. A Unilabs acolheu todas as exigências impostas pela Liga Portugal, e trata-se de um laboratório com reconhecimento nacional e internacional, quer pela qualidade do serviço, quer pela disponibilidade de vários postos de colheita em diversos pontos do país;

3 - Os testes são contratualizados e pagos por cada clube de forma individual com o laboratório escolhido. A Liga Portugal não recebe qualquer receita proveniente deste acordo; A Liga Portugal não é informada pelo Laboratório do resultado dos testes;

4 – O protocolo celebrado não pressupõe exclusividade e os clubes são livres de realizar os testes com o laboratório que entenderem mais adequado, desde que respeitem os critérios e exigências definidas pelas autoridades de saúde. Não há obrigatoriedade de realização dos testes na Unilabs, embora a grande generalidade dos Clubes tenha optado por o fazer;

5 – A Liga Portugal questionou a Unilabs, a sua parceira relativamente às questões relacionadas com os atletas do FC Famalicão e Vitória SC, tendo a mesma informado de acordo com o Comunicado que já hoje publicou, em conjunto, com o Centro Hospitalar Universitário São João;

6 – A Liga Portugal tudo tem feito para que o Futebol possa regressar, dentro da maior normalidade possível. Todo e qualquer passo que tem sido dado é fruto de um trabalho profundo e, no campo da saúde, em articulação com os médicos. Esta semana proporcionámos aos Clubes do Futebol Profissional uma ação de trabalho e esclarecimento com o Professor Filipe Froes, pneumologista, consultor da DGS e da Liga Portugal. Juntos temos estado a trabalhar com o objetivo de uma Retoma tranquila, que permita terminar a temporada, como é desejo de todos."
«
pub