Sp. Braga vence dérbi minhoto
O Sporting de Braga venceu esta noite o Vitória de Guimarães pela margem mínima. 3-2 foi o resultado final no marcador, após este encontro da 25ª jornada da Liga.
O marcador foi inaugurado aos 18 minutos, por intermédio de Rui Miguel. O médio do Vitória de Guimarães recebeu um cruzamento na área e rematou com sucesso. Eduardo esticou-se, mas a bola passou junto ao poste esquerdo da baliza.
Porém, o primeiro tempo acabaria com um empate a uma bola. Alan marcou de grande penalidade, com um remate forte. A grande penalidade surgiu depois de um livre batido na meia-lua por Luis Aguiar, na sequência do qual a bola bateu no braço de Andrezinho.
O início da segunda parte voltou a trazer um jogo equilibrado, e o resultado acabaria por ser decidido graças a lances de bola parada.
Aos 79 minutos, Meyong fez o 2-1 para o Sporting de Braga, de grande penalidade, cobrando a falta de Valdomiro. O defesa vimaranense puxou a camisola do camaronês desde fora da área e ambos caíram dentro da grande área. Para além do golo, esta falta deu expulsão para Valdomiro.
Os minutos finais do encontro foram bastante agitados. Em cima do minuto 90, Rodríguez carregou Roberto na área. Andrezinho marcou de grande penalidade, iludindo Eduardo com um remate para o lado contrário.
Aos três minutos dos descontos, o árbitro considerou que Rentería é agarrado e derrubado por Flávio dentro da área. Meyong marcou novamente na conversão da grande penalidade.
Os oito minutos de tempo de compensação do segundo tempo ficaram marcados por vários cartões amarelos, devido a protestos com o árbitro Artur Soares Dias. João Alves viu mesmo o vermelho directo.
Neste encontro houve ainda uma situação pouco comum no futebol português. Artur Soares Dias mostrou cartão amarelo a Moisés e assinalou grande penalidade, porque considerou que o capitão bracarense tinha jogado a bola com a mão ao receber um livre batido por Andrezinho. Porém, o árbitro conversou com a restante equipa de arbitragem e acabou por chamar os capitães das equipas para comunicar que tinha anulado a decisão. O jogo seguiu com bola ao solo.
Com este resultado, o Sporting de Braga ficou com 58 pontos, a três do líder Benfica, que ainda vai jogar na segunda-feira na Figueira da Foz. O Vitória de Guimarães continua em quinto, com 36 pontos, mas ainda pode ser apanhado pela União de Leiria caso esta ganhe em Coimbra no sábado à tarde.