Sp.Braga 1 - 0 Rio Ave

O Sp.Braga é líder do Campeonato, embora provisoriamente. Uma difícil vitória sobre um Rio Ave muito aguerrido permitiu aos arsenalistas alcançarem os 55 pontos do Benfica, que só joga amanhã nesta 23.ª jornada da Liga.

RTP /
Os arsenalistas sustêm a respiração na expectativa de se manterem na luta pelo título nacional Foto: Reuters Pictures


Final da partida.

93' - Cartão Amarelo para Meyong por falta extemporânea sobre Sílvio.

92' - Carlos vai à área do Sp.Braga para tentar ajudar num canto favorável ao Rio Ave.

91' - Grande disparate de Carlos em frente a Mossoró. O guarda-redes complica, tenta fintar e quase compromete os últimos esforços do Rio Ave para alcançar o empate..

90' - Evaldo joga a bola com o braço direito na grande área do Sp.Braga. O árbitro não sanciona. Passou em claro um penálti favorável ao Rio Ave.

Quatro minutos de compensação.

90' - Servido por Chidi, Vítor Gomes,  em zona frontal à baliza, remata forte, mas ao lado.

85' - Carlos defende para a frente um centro-remate saído da ala direita do Sp. Braga, mas a bola é afastada pela defesa vilacondense.

84' - Cartão amarelo para Sílvio, por entrada ríspida sobre Alan.

83' - Substituição no Sp. Braga. O ponta de lança Meyong entra para o lugar do ala Matheus.

Matheus está caído no relvado e tem de sair para receber assistência médica. Tudo indica que Meyong vai substituir o brasileiro.

80' - A dois tempos, Eduardo sustém um forte remate de Chidi,
disparado da direita do ataque do Rio Ave.

77' - Terceira substituição no Rio Ave. Bruno Moraes entra para o lugar de Fogaça, que estava ausente deste jogo havia muito tempo.

72' - Na meia-lua do Rio Ave, finta de corpo de Mateus, com uma rotação que afasta um opositor, e remate ao lado da baliza à guarda de Carlos. Foi com o pé direito, e Mateus é esquerdino...

66' - Substituição no Sp.Braga. Renteria cede o o lugar a Luis Aguiar.

Luis Aguiar prepara-se para entrar. Domingos tenta recuperar a posse de bola, já que o Rio Ave tem estado está mais perigoso nos últimos minutos.

63' - Na lateral esquerda, Mossoró abre, com um lançamento longo, para a direita, onde está sozinho Alan, em excelente posição para ganhar terrreno rumo à baliza, mas o brasileiro atrapalha-se com a bola e a jogada perde-se.

56' - Carlos tem de se aplicar a fundo para suster um remate muito perigoso de Hugo Viana.

55' - Substituição no Sp.Braga. André Leone, lesionado, cede o lugar ao peruano Rodríguez.

54' - Dupla substituição no Rio Ave. Sidnei é rendido por Chidi e Zé Gomes por Nelson Oliveira.

53' - Bruno Gama está no relvado e tem de ser assistido.

Cinco minutos passados, o jogo continua com a toada de equilíbrio e abertura que dominou a primeira parte.

20h21 - Reinício da partida, sem substituições.

Intervalo

45' - Mateus, após trocar os olhos a Vítor Gomes num toque de calcanhar com nota artística bem alta,  cruza com muito perigo para o coração da área do Rio Ave. O remate de Rentería é defendido com os pés por Carlos.

Um minuto de compensação.

À beira do intervalo, o Sp.Braga assume claramente as rédeas do jogo.

40' - Nova oportunidade de golo para o Sp. Braga. Gaspar, de cabeça, tira o pão da boca a Alan.

39' - Já dentro da área vilacondense, grande corte de Fábio Faria a uma bola que parecia destinada a Rentería, após um passe primoroso de Mossoró.

36' - Amarelo a Zé Gomes por falta feia sobre um homem do Braga, em carrinho, completamente fora de tempo.

35' - Carlos defende como pode um remate perigoso de Filipe Oliveira. A bola espirra para Mossoró, que trabalha bem na grande área do Rio Ave, embora termine com um tiro disparatado.

34' - Moisés corta na hora H dentro da área do Sp. Braga. Fogaça aparecia isolado nas costas do defesa.

29' - Lance caricato, com Carlos Brito a estorvar um lançamento de linha lateral por Alan. Astúcia do treinador do Rio Ave, que possibilitou aos seus jogadores que recuperassem posições...

Ligeiro declínio da qualidade de jogo do Rio Ave, mas a partida continua muito disputada, até porque agora é o Sp. Braga a assumir maior objectividade...

20' - Sidnei remata forte, mas ligeiramente ao lado da baliza do Sp. Braga. O homem do Rio Ave tentava redimir-se do desvio involuntário que ajudou ao golo bracarense...

O golo é um pouco castigador para o Rio Ave, que estava com maior ascendente no jogo, mas o futebol é assim mesmo...

15' - Golo do Sp. Braga. Andrés Madrid dá o melhor seguimento a uma boa combinação entre Alan e Rentería e remata em zona frontal, à entrada da grande área, para a inauguração do marcador. A bola ainda tabela no calcanhar de Sidnei, antes de se anichar nas redes à guarda do angolano Carlos.

14' - Choque de cabeças entre Mateus e Zé Gomes deixa o vila-condense em mau estado e a ter de ser assistido. No entanto , a interrupção do jogo é curta.

Com o Sp. Braga agora um pouco mais esclarecido, o jogo está de parada e resposta na Pedreira. Bastante agradável de seguir...

9' - A resposta do Sp.Braga é dada por Mossoró, com um perigoso cruzamento da ala esquerda que, por pouco, não chega a Rentería. Valeu ao Rio Ave o corte providencial de Fábio Faria.

7' - Bruno Fogaça sobe ao segundo andar e dispara de cabeça à barra, na sequência de um excelente cruzamento da direita do ataque do Rio Ave. Foi a primeira grande oportunidade de golo neste jogo.

Os primeiros cinco minutos da partida mostram um Rio Ave a entrar bem no jogo, bastante afoito, com movimentações interessantes tanto .

2' - Óptimo cruzamento tirado da direita por Bruno Gama, com o guarda-redes Eduardo, hesitante, a ficar a meio da viagem. Um defensor do Braga alivia, desviando para canto.

19h19 - Início da partida, dirigida por Jorge Sousa.

Domingos Paciência, em directo na Antena1, declara que o objectivo do Braga para este jogo é só um: a vitória, ciente de que o jogo vai ser disputado contra um adversário que lhe merece o maior respeito.

Relembre-se que o Rio Ave está também a fazer um excelente campeonato, já a salvo de dores de cabeça com as contas do Campeonato, mercê dos 28 pontos averbados até agora pela turma de Vila do Conde, liderada por Carlos Brito.


Entre dez e 12 mil pessoas compõem o Estádio do Sp. Braga.

Equipas iniciais:

Sp.Braga
Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Evaldo; Andrés Madrid, Hugo Viana; Mossoró, Alan, Rentería, Matheus
Suplentes
Kieszek, Miguel Garcia, Rodríguez, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Diogo Valente, Meyong

Rio Ave
Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria, Sílvio; Vitor Gomes, Wires, Tarantini; Bruno Gama, Bruno Fogaça, Sidnei
Suplentes
Mora, Ricardo Chaves, Adriano, Evandro, Chidi, Bruno Moraes, Nelson Oliveira
PUB