Sporting conquista terceira Taça de Portugal em futebol feminino

por Marcos Celso - RTP
Festa verde e branca Lusa

Com muitos apoiantes presentes no Jamor, cerca de 13.900 pessoas, Sporting e Famalicão entraram determinados para esta final da Taça de Portugal feminina. Venceu o Sporting por 2-1, como se esperava, mas o Famalicão deu boa resposta nesta final do Jamor.

Melhor a equipa famalicense nos primeiros dez minutos, a pressionar alto de forma a encostar as "leoninas" junto à sua área. Apenas aos 12 minutos é que o Sporting logrou efetuar uma jogada de ataque, pois as adversárias apresentaram-se aguerridas face à melhor técnica das jogadoras da equipa de Lisboa.

A partir deste momento, o Sporting foi mais perigoso e, ao passar da meia hora, chegou ao 1-0, na transformação de um penálti, devidamente concretizado por Joana Marchão.
Aos 37 minutos, o Famalicão podia ter empatado após uma recuperação de bola dentro da área "leonina", mas o remate final na jogada foi muito deficiente e saiu ao lado.

Após o intervalo, a equipa minhota veio decidida a virar o rumo dos acontecimentos e encetou uma onda de jogadas perigosas  junto à baliza do Sporting.

No entanto, quase se gritou golo num cabeceamento de Diana Silva, mas o esférico bateu no poste da baliza e o Sporting voltava ao jogo com muito perigo.

Aos 61', o 2-0 surge com alguma sorte à mistura. O remate da canadiana Chandra Davidson desviou numa defesa famalicense e acabou no fundo da baliza.
A 8 do final, o Famalicão desperdiçou uma ocasião para reduzir, ao falhar um penálti marcado por Fernanda Tipa e boa defesa de Doris Bacic.

Até ao apito final, boa atitude das famalicenses, Raquel Fernandes fez um bom passe para Carolina Rocha, que reduziu para 2-1, aos 88', e a corrigir a falta de eficácia que se notou durante toda a partida. 

No `ranking` dos vencedores da prova, o Sporting isolou-se no segundo lugar, ainda distante do 1.º de Dezembro, líder destacado, com sete troféus.
pub