Taça de Portugal. Sérgio Conceição cauteloso

por Mário Aleixo - RTP
Sérgio Conceição quer evitar euforia excessiva para o jogo com o Académico de Viseu D.R.

Sérgio Conceição fez a antevisão do jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal com o Académico de Viseu (quarta-feira, 20h45), adversário que já defrontou e venceu (3-0) esta temporada, na Final Four da Taça da Liga.

Os jogadores são praticamente os mesmos, as equipas técnicas também, as semelhanças existem, mas os jogos são todos diferentes. O contexto é outro, apesar de ser também um jogo a eliminar, mas a competição é diferente, o relvado e o ambiente são diferentes. Pode haver uma ou outra nuance, mas o princípio das equipas será o mesmo”, disse em conferência de imprensa.

Questionado se o favoritismo do FC Porto pode, neste duelo da Taça de Portugal que antecede o jogo com o Sporting, em Alvalade, para o campeonato, constituir uma armadilha para os “dragões”, Sérgio Conceição considerou: “Espero que não. Temos de pensar que este é um jogo a eliminar que permite chegar à meia-final para depois podermos discutir a final e ganhar. Se não estivermos no nosso melhor, se não olharmos ao nosso histórico, ao que somos como equipa e se não estivermos preparados para sermos fortes em todos os momentos do jogo, vamos ter dificuldades. Não estou a tentar baixar as expetativas das pessoas, nem a dar moral de barato ao Académico, nada disso. O Académico é uma boa equipa, bem treinada e é um campo tradicionalmente difícil para todas as equipas. Tem um trajeto nas taças em que eliminou equipas da 1.ª Liga e isso é demonstrativo da qualidade do Académico”.

É importante não olhar para dois jogos, só para o jogo de amanhã ##(quarta-feira). Com exceção da Liga dos Campeões, falando apenas das competições nacionais, na minha opinião, as saídas para a Taça de Portugal são as mais difíceis. Vamos defrontar uma boa equipa, com muitos jogadores que podem jogar na 1.ª Liga e que, apesar de vir de uma derrota, tem um trajeto com o Jorge Costa que nos deixa alerta. E se não estivermos alerta, e não formos fiéis ao que somos como equipa, vamos ter dificuldades. Agora, o jogo depende do que fizermos em campo. Somos favoritos e assumimos essa responsabilidade, mas temos de o mostrar em campo”, frisou.

O treinador do FC Porto confirmou que Otávio, Wendel, Eustáquio e Veron não recuperaram das respetivas lesões, estando, por isso, fora das opções para o encontro com o Académico de Viseu: “Estão todos fora”, disse.
pub