Taça Revelação junta melhores do campeonato sub-23

por Mário Aleixo - RTP
O êxito da Liga Revelação levou à criação da Taça Revelação FPF

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a criação da Taça Revelação, para as equipas do campeonato de sub-23, que vai arrancar a partir de maio.

"Esta prova é direcionada aos clubes que participam na Liga Revelação e tem um objetivo fundamental, de permitir que os jogadores até aos 23 anos tenham mais oportunidades de competir", revelou a FPF.

Os quartos de final vão contar com as seis equipas que disputam até início de maio os "play-offs" de apuramento do campeão na Liga Revelação (Rio Ave, Estoril Praia, Sporting, Desportivo das Aves, Benfica e Sporting de Braga) e com as duas primeiras dos "play-offs" de despromoção.

Os dois primeiros do campeonato vão defrontar os primeiros da zona de manutenção, enquanto os terceiro e quarto classificados vão enfrentar os sexto e quinto, respetivamente.

Esta eliminatória está marcada para 4 de maio, depois de terminar a Liga Revelação, cujas fases finais decorre entre 23 de fevereiro e 1 de maio. As meias-finais vão ser disputadas em 7 de maio e a final quatro dias depois.

A nova prova e o balanço do campeonato foram feitos à Antena 1 pelo diretor federativo, José Couceiro.



Em comunicado, a FPF destacou a criação do campeonato de sub-23 "como forma de potenciar os jogadores jovens e facilitar a transição entre os escalões de formação e os seniores".

Na fase regular, os clubes utilizaram 549 jogadores, à média de 39 por equipa, e 344 dos quais portugueses, num total de 63%, sendo os restantes 205 provenientes de 38 países.
pub