Treinador do Paços admite a Europa e não dá como certa continuidade no clube

por Lusa
Paulo Fonseca disse ser "fator motivacional" tentar ganhar pela primeira vez no reduto do Estoril-Praia Foto: Alexander Demianchuk/Reuters

O treinador Paulo Fonseca assumiu este domingo, pela primeira vez, que o Paços de Ferreira está na corrida por uma vaga nas competições europeias, admitindo ainda deixar o clube no final da I Liga de futebol 2014/15.

Na conferência de antevisão do jogo de segunda-feira com o Estoril-Praia, que encerra a 28.ª jornada, Paulo Fonseca disse ter ficado "muito satisfeito" por ouvir o presidente e candidato em lista única à reeleição, Paulo Meneses, assumir como prioridade assegurar a continuidade do técnico, mas não deu esse objetivo por garantido.

"Estou muito feliz em Paços de Ferreira, é público que tenho mais um ano de contrato, mas não é líquido que eu seja o treinador do Paços na próxima época", concluiu.

O Paços, atualmente no sétimo lugar, tem ainda possibilidades de entrar na corrida pelo quinto lugar, ocupado pelo Vitória de Guimarães, ou pelo sexto, do Belenenses, o qual até poderá valer uma presença numa competição europeia na próxima época.

Neste caso, basta que se confirme a final da Taça de Portugal entre o Sporting, já confirmado, e o Sporting de Braga, bem encaminhado, depois da vitória folgada por 3-0 frente ao Rio Ave, na primeira mão da meia-final.

"O Rio Ave ainda tem possibilidades de lá chegar", avaliou Paulo Fonseca, para quem, "independentemente disso, o Paços luta sempre pela vitória em todos os jogos".

A novidade no discurso do técnico foi admitir, pela primeira vez, que é preciso contar com o Paços nas contas para a ‘Europa’. "Se tivermos possibilidade de entrar nessa luta [pelos lugares europeus], não vamos olhar para trás", afirmou.

Desafio de tentar ganhar pela primeira vez no Estoril

O treinador do Paços de Ferreira disse ser "fator motivacional" tentar ganhar pela primeira vez no reduto do Estoril-Praia. Paulo Fonseca começou por elogiar o adversário, ao afirmar que "o Estoril-Praia é um clube que merece todos os elogios, porque tem crescido de forma sustentada".

"Se me dissessem no início da época que, a sete jogos do fim, estaríamos com mais 10 pontos, não acreditaria, porque [o Estoril-Praia] é uma equipa recheada de bons valores", disse Paulo Fonseca, na conferência de antevisão ao encontro de segunda-feira.

Para reforçar a ideia de dificuldades, o técnico pacense evocou a história. "Temos um fator motivacional neste jogo, que é nunca termos ganhado no Estoril para o campeonato. Esta é uma excelente oportunidade para os jogadores poderem confirmar o que valem", sublinhou.

Paços de Ferreira, sétimo classificado, com 38 pontos, e Estoril-Praia, 13.º, com 28, defrontam-se na segunda-feira, no Estádio António Coimbra da Mota, às 20:00, num jogo com arbitragem de Jorge Ferreira, de Braga.

Hélder Lopes falha jogo

Hélder Lopes é o principal ausente na lista de 19 convocados do Paços de Ferreira. O defesa esquerdo pacense, segundo jogador mais utilizado por Paulo Fonseca no campeonato, com 2.215 minutos (Seri lidera a lista, com 2.229), fez uma entorse no tornozelo esquerdo no decorrer do treino de sexta-feira e não recuperou a tempo do jogo de segunda-feira.

Diogo Rosado, com uma lesão muscular contraída durante o aquecimento no jogo com o Sporting (1-1), na última ronda do campeonato, também ficou fora dos convocados.

Relativamente à última convocatória, face a estas duas ausências, Paulo Fonseca promoveu os regressos de Edson Farias e de Jaílson, este após prolongada ausência por lesão. O defesa direito brasileiro jogou pela última vez a 18 de janeiro, na derrota caseira com o Nacional, por 3-2.

Apesar de já ter reintegrado o trabalho de campo, Rafael Amorim não apresenta ainda os melhores índices físicos e também fica fora das opções de Paulo Fonseca, juntando-se ao guarda-redes Marco, ao defesa (júnior) Sousa e ao médio Andrezinho, estes por opção técnica.

O Paços de Ferreira, no sétimo lugar, com 38 pontos, defronta o Estoril-Praia, 13.º, com 28, na segunda-feira, no Estádio António Coimbra da Mota, às 20:00, num jogo com arbitragem de Jorge Ferreira, de Braga.


Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Rafael Defendi e António Filipe.

- Defesas: Fábio Cardoso, Ricardo Ferreira, Rodrigo Galo, Ricardo, Jaílson e Nélson Pedroso.

- Médios: Manuel José, Seri, Minhoca, Sérgio Oliveira, Rúben Pinto e Vasco Rocha.

- Avançados: Diogo Jota, Bruno Moreira, Hurtado, Edson Farias e Cícero.
Tópicos
pub