Vítor Pereira pede rigor aos árbitros

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de futebol, Vítor Pereira, pediu esta sexta-feira aos árbitros para que sejam rigorosos na próxima época, de forma a evitar polémicas.

RTP /
Vítor Pereira diz que esta época vai avançar um projecto-piloto para a profissionalização dos árbitros Foto: arbifute.blogspot.com

"Esperamos que seja uma época com menos polémica, com menos ruído, porque sentimos que isso prejudica toda a gente. Prejudica a competição, prejudica a arbitragem, mas sobretudo os desempenhos dos árbitros, e, em última análise, a própria competição", afirmou Vítor Pereira.

O presidente da Comissão de Arbitragem considerou que os árbitros podem evoluir: "Podem melhorar na eficácia dos seus desempenhos ao nível das tomadas de decisão, na forma como se preparam com o seu quadro de competências".

"Queremos que haja a maior eficácia possível nas decisões, que todas as acções que mereçam punição dentro dos parâmetros das leis do jogo sejam punidas. É isso que desejamos", sublinhou.

O responsável pela arbitragem em Portugal revelou ainda que no decorrer desta época vai ser posto em marcha um projecto-piloto no sentido da profissionalização dos árbitros. Em relação a tecnologias auxiliares, Vítor Pereira disse apenas que a responsabilidade é da FIFA, embora esteja aberto a implementar medidas para entrarem numa fase experimental.

Estas declarações foram feitas esta sexta-feira no Centro de Estágios do Luso, a primeira acção da temporada 2009/10 de aperfeiçoamento e avaliação de árbitros e árbitros assistentes dos campeonatos profissionais. Ao todo, encontram-se no Luso cerca de 100 profissionais.

Nos dias 4 e 5 de Agosto estão marcadas reuniões entre os árbitros e os treinadores para traçar objectivos para a nova temporada.
PUB