Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Europeu de Hóquei. Portugal bate França e defronta Inglaterra nos quartos

A seleção portuguesa de hóquei em patins venceu esta quarta-feira por 3-1 a França e assegurou o primeiro lugar do Grupo A do Campeonato da Europa, marcando encontro com a Inglaterra nos quartos de final da prova, na Catalunha.

Lusa /
Federação Portuguesa de Patinagem

João Souto colocou a seleção portuguesa em vantagem aos 14 minutos, Carlo di Benedetto empatou 1-1, aos 27, com a França a jogar em ‘power play’, mas Henrique Magalhães (2-1), aos 37, e João Rodrigues (3-1), aos 39, sentenciaram o resultado.

Ainda com um jogo por disputar, entre a bicampeã europeia em título Espanha e a Itália, Portugal garantiu já a primeira posição do Grupo A, que lhe confere a Inglaterra (quarta classificada do Grupo B) como adversário nos quartos de final, a decorrer na quinta-feira.

Já a França, que termina a fase de grupos na quarta posição, com um ponto, terá pela frente nos 'quartos' a Suíça, que venceu a 'poule' B com nove pontos (três vitórias).

O selecionador Renato Garrido, a pensar no desgaste de alguns dos seus elementos mais utilizados, obrigados a jogos todos os dias, recorreu a um 'cinco' inicial com algumas alterações, como o estreante Xano Edo na baliza, Nuno Santos e Rafa.

Xano Edo, filho do também guarda-redes Edo Bosch, que fez grande parte da sua carreira no FC Porto, mostrou serviço logo nos minutos iniciais, opondo-se com segurança à ‘artilharia’ dos três irmãos Di Benedetto - Carlo, Bruno e Roberto.

Ambos os guarda-redes - na outra baliza esteve Pedro Chambel, filho do antigo guarda-redes internacional português António Chambel -, foram obrigados a algum trabalho nos minutos iniciais, tal era a postura ofensiva das duas equipas.

João Souto, aos 14 minutos, a passe de Gonçalo Alves, que foi ‘meio golo’, colocou a seleção portuguesa em vantagem, e aos 17 foi uma vez mais Xano Edo a manter a baliza fechada, negando o empate a Carlo di Benedetto.

O guarda-redes Pedro Chambel defendeu uma grande penalidade e negou a Gonçalo Alves a hipótese de aumentar a vantagem, aos 19 minutos, para, ainda antes do intervalo, o perigo voltar a rondar a baliza gaulesa através de um remate à meia volta de Rafa.

A segunda parte começou praticamente com o cartão azul a Nuno Santos, que deixou Portugal com menos um elemento, e com a França a beneficiar de um livre direto, mas o guarda-redes Xano Edo impôs-se no duelo com o jogador do FC Porto Carlo di Benedetto.

A jogar em ‘power play’, e depois de duas oportunidades para marcar, uma delas com a bola a embater nos 'ferros', a França empatou por Carlo di Benedetto (1-1), aos 27 minutos, que se redimiu do livre direto falhado no minuto anterior.

Portugal, após alguma apatia, uniu esforços para recuperar a liderança do marcador e Gonçalo Alves, aos 28 minutos, na conversão de um livre direto, viu a bola devolvida pela baliza francesa.

Nos minutos seguintes, Xano Edo voltou a vencer o duelo com os irmãos Benedetto, Bruno e Carlo, aos 31 e 33 minutos, e Rafa, por duas vezes aos 36, falhou por pouco a baliza da França.

Henrique Magalhães, aos 37 minutos, com uma forte sticada ainda na meia pista de Portugal, desfez o empate e colocou Portugal a vencer por 2-1, para dois minutos volvidos, no desvio milimétrico de uma bola de Hélder Nunes, João Rodrigues elevar para 3-1.

A dois minutos do fim do encontro, Nuno Santos voltou a ver o cartão azul, deixando Portugal com menos um jogador de pista, e no duelo com Carlo di Benedetto, na tentativa de conversão do respetivo livre direto, Xano Edo voltou a levar a melhor.

A 38 segundos do fim, Portugal desperdiçou ainda um livre direto por João Souto para aumentar a vantagem, pelo que o encontro terminou com a seleção lusa a derrotar a gaulesa por 3-1, que lhe permitiu fechar o Grupo A na primeira posição.

Num modelo competitivo inédito, as quatro seleções com melhor ranking estão no Grupo A deste Europeu (Portugal, Espanha, Itália e França), defrontando-se entre si, após o que cruzam nos quartos de final com as da ‘poule’ B (Andorra, Suíça, Alemanha e Inglaterra).

Jogo no Ateneu de Sant Sadurni d’Anoia, em Barcelona.

Portugal - França, 3-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, João Souto, 14 minutos.

1-1, Carlo di Benedetto, 27.

2-1, Henrique Magalhães, 37.

3-1, João Rodrigues, 39.

Sob a arbitragem da dupla constituída por Sergi Mayor e Miguel Diaz, de Espanha, as equipas alinharam:

- Portugal: Xano Edo, Nuno Santos, Hélder Nunes, João Rodrigues e Rafa. Jogaram ainda Gonçalo Alves, Henrique Magalhães, João Souto e Telmo Pinto.

Selecionador: Renato Garrido.

- França: Pedro Chambel, Bruno di Benedetto, Remi Herman, Roberto di Benedetto e Carlo di Benedetto. Jogaram ainda Anthony da Costa, Léo Savreux, Nathan Gefflot, Fabien Barengo e Alan Audelin.

Treinador: Fabien Savreux.

Ação disciplinar: cartão azul a Nuno Santos (26 e 49 minutos).

Assistência: cerca de 500 espectadores.

Tópicos
PUB