Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Portugal conquista prata e Cabo Verde ouro

por RTP
Rui Pedro disputa a bola com um jogador angolano Foto: Lusa

A selecção portuguesa conquistou esta noite a medalha de prata no torneio de futebol dos II Jogos da Lusofonia, depois de derrotar Angola por 4-1, na derradeira jornada, que coroou Cabo Verde como campeão.

Depois da derrota na ronda inaugural, frente a Cabo Verde, a selecção portuguesa somou a terceira vitória consecutiva, embora tenha entrado a perder no encontro deste sábado. Amâncio, aos 23 minutos, deu vantagem a Angola.

Duas grandes penalidades, convertidas por Rui Fonte (45 minutos) e Bura (72), permitiram a Portugal dar a volta ao marcador, tendo o segundo lance levado a uma debandada da maioria dos adeptos angolanos presentes no Estádio Nacional.

A actuar com mais um jogador, na sequência da expulsão de Debele no lance da segunda grande penalidade, André Santos fez o terceiro golo português, aos 74 minutos, e Licá, fez o quarto, aos 80, quando Angola já só actuava com nove jogadores, depois de Moco também ser excluído.

A vitória de Portugal não bastou para atingir o primeiro lugar, uma vez que a selecção de Cabo Verde tinha ganho a Moçambique, por 2-0, dando a primeira medalha de ouro ao seu país nos Jogos da Lusofonia.

No momento da entrega das medalhas foram vários os jogadores de Angola que se recusaram a colocá-las ao peito como forma de protesto pela arbitragem desta partida.

Este jogo ficou também marcado pela despedida de Rui Caçador. O técnico português foi dispensado dos quadros técnicos da Federação Portuguesa de Futebol e orientou hoje a sua última partida como seleccionador dos sub-21.



pub