"Não podia ter melhor recompensa"

por Mário Aleixo - RTP
O chefe de missão portuguesa no Rio de Janeiro enalteceu o exemplo que constitui Telma Monteiro Inácio Rosa-Lusa

José Garcia destaca o exemplo que é Telma Monteiro.

José Garcia, chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio2016, realçou o exemplo que é a judoca Telma Monteiro e considerou que o bronze conquistado na categoria -57 kg é uma merecida recompensa.

"É fantástico e, particularmente, numa atleta como a Telma. Com o currículo que ela tem, em termos de campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo, nos Jogos Europeus, esta era a medalha que lhe faltava e ela merecia. Depois de ter passado o que ela passou este ano, com a operação a que foi submetida, não podia ter melhor recompensa do que esta medalha", disse visivelmente feliz o chefe de Missão.

José Garcia confessou ter-se emocionado quando o combate de Telma Monteiro acabou.

"Quem dos portugueses não se terá emocionado? Todos nós nos emocionámos, porque ela merece. Ela é um exemplo da forma como estar na vida e é um exemplo de atleta. Só devemos estar-lhe gratos e que este exemplo se repercuta na sociedade portuguesa", sublinhou.



Bronze vai inspirar colegas


O responsável pela delegação portuguesa no Rio2016 acredita que o bronze conquistado pela judoca portuguesa vai inspirar os seus colegas que ainda não competiram.

"Fala-se muito melhor através do exemplo e ela, com esta medalha, é um exemplo. Há quem diga que é a cereja no cimo do bolo. Esta será uma cereja enorme do bolo que é esta missão de atletas excecionais", defendeu.

Garcia descartou ainda que esta terça-feira seja dia de festa na Aldeia Olímpica, uma vez que não é o local apropriado para celebrar a medalha de Telma Monteiro e há outros desportistas a entrar em competição na terça-feira.

A judoca portuguesa conquistou hoje o bronze na categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao bater a romena Corina Caprioriu por "yuko", selando a 24ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.
pub