Fernando Pimenta conquista medalha de bronze em K1 1.000

por RTP
Fernando Pimenta conquistou o bronze para Portugal numa final dominada pelo húngaros Tiago Petinga-Lusa

O canoísta Fernando Pimenta conquistou, na última madrugada, a medalha de bronze em K1 1.000 metros nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, a terceira medalha obtida por atletas portugueses, depois do bronze do judoca Jorge Fonseca e da prata da atleta Patrícia Mamona.

Fernando Pimenta, de 31 anos, que se tinha sagrado vice-campeão olímpico em Londres2012, em K2 1.000 metros, ao lado de Emanuel Silva, terminou a prova de K1 1.000 metros de Tóquio2020 em 3.22,478 minutos, apenas atrás dos húngaros Balint Kopasz, novo recordista olímpico, com 3.20,643, e Adam Varga (3.22,431).

Na hora de receber a medalha o canoísta beijou o pódio e não esqueceu de lembrar a filha tirando a chucha do bolso e metendo na boca.


Canoísta cumpriu um dos sonhos

Fernando Pimenta admitiu ter cumprido "um dos sonhos", mas "faltou o outro, de ser campeão olímpico".


"Este é um dos sonhos. Faltou o outro, de ser campeão olímpico. Dei o meu melhor neste ciclo olímpico, muito longo, com muita regularidade. Desde 2017 a mostrar que o Pimenta de 2016 era candidato à medalha, não consegui por coisas que não podia controlar. Só tenho de estar feliz", declarou o atleta.

Segundo Fernando Pimenta, "os dois húngaros foram mais fortes", felicitando os adversários, ainda que recorde a forma como foi "o mais regular em todos os Mundiais e Europeus nesta distância" ao longo de todo o ciclo olímpico.

O canoísta aproveitou ainda para agradecer "a todos os portugueses" e a toda a estrutura em seu redor, mas também ao treinador. "Passámos por muitos altos e baixos, sofremos muito", lembrou.

Por último, admitiu que "ainda custa a acreditar e pôr os pés na terra", disse a concluir.

O treinador Hélio Lucas não escondeu que o atleta sonhava chegar ao ouro mas considerou que o desempenho foi muito meritório e culminou um ciclo olímpico positivo.


Felicitações de todo o lado

O triunfo motivou de imediato a reação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que felicitou o canoísta.

"Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze na prova de canoagem K1 1.000", indica uma publicação na página oficial da Presidência da República na rede social Twitter.

Também o primeiro-ministro, António Costa, felicitou o canoísta referindo que o atleta “enche de orgulho” os portugueses.

Parabéns ao canoísta Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020. Uma medalha olímpica é o corolário de um longo trajeto de esforço, de entrega e muito trabalho. É um sonho concretizado que enche Portugal e os Portugueses de orgulho”, refere o primeiro-ministro, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Benfica, clube que representa, congratularam Fernando Pimenta pela medalha de bronze.

Que bem que a equipa Portugal fica de medalhas ao peito. Parabéns, Fernando Pimenta”, lê-se numa publicação na página oficial do COP na rede social Twitter, em que o atleta luso aparece sorridente, com o bronze conquistado.

“Parabéns, Fernando Pimenta”, escreveu igualmente no Twitter o Benfica, clube que o canoísta de Ponte Lima representa desde 2018.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o líder do Benfica, Rui Costa, também expressaram as suas felicitações ao atleta.

Igualado máximo de medalhas em Jogos

Depois da estreia auspiciosa em Londres2012, numa longa carreira que engloba 105 pódios em competições internacionais, Fernando Pimenta foi ainda quinto classificado em K1 1.000 metros e sexto em K4 1.000 metros no Rio2016.

Com três medalhas conquistadas em Tóquio2020, uma vez que Jorge Fonseca alcançou a de bronze na categoria de -100 kg e Patrícia Mamona arrebatou a de prata no triplo salto, Portugal já igualou o melhor pecúlio em Jogos Olímpicos, reeditando as três subidas ao pódio de Los Angeles1984 e Atenas2004.

Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial.

Carlos Lopes obteve a prata nos 10.000 metros em Montreal1976 e o ouro na maratona em Los Angeles1984, Rosa Mota conquistou o bronze em Los Angeles1984 e o ouro em Seul1988, ambos na maratona, Fernanda Ribeiro foi campeã dos 10.000 metros em Atlanta1996 e bronze em Sydney2000 e o cavaleiro Luís Mena Silva arrebatou duas medalhas de bronze em desportos equestres, em Berlim1936 e em Londres1948.




pub