Judo português em Paris aquém das expetativas apesar do ouro de Telma

O selecionador feminino de judo, Rui Rosa, admite que os resultados portugueses no Grand Slam de Paris ficaram abaixo das expetativas. A medalha de ouro alcançada por Telma Monteiro foi o ponto alto da participação lusa.

RTP /
Telma Monteiro em ação lusa

Ao contrário do dia de sábado, em que Telma Monteiro chegou ao ouro na categoria de -57 kg, este domingo foi negativo para os judocas portugueses em Paris. Yahima Ramirez e Diogo Lima foram afastados este domingo nas rondas iniciais do Grand Slam.

Yahima Ramirez, em -78 kg, venceu o primeiro combate frente à guatemalteca Miral Nolberto Labriel, por ‘ippon’, após 4.16 minutos. Na segunda ronda, ante a alemã Luise Malzahn, a luso-cubana foi eliminada por decisão dos juízes, após um combate sem pontos.

Diogo Lima, em -81 kg, passou a primeira fase, perante o romeno Marian Halas, só que foi eliminado pelo croata Tomislav Marijanovic. Ambos os combates terminaram por ‘ippon’.

No final do Grand Slam de Paris, os selecionadores da equipa portuguesa de judo afirmaram que o balanço “não é positivo”, embora admitam ainda ser possível a qualificação para os Jogos Olímpicos.

“A participação ficou aquém daquilo que queríamos e daquilo que esperávamos. A medalha de ouro da Telma é espetacular, mas eu, como treinador, nunca estou satisfeito”, disse à agência Lusa o selecionador feminino Rui Rosa.

“Ainda estamos a tempo de conseguir os pontos [para Londres2012]. Os atletas estão a demonstrar que têm capacidades para isso”, acrescentou.

O técnico da equipa masculina, Michel Almeida, defendeu que o balanço negativo tem “atenuantes” para os mais jovens, “que participaram sobretudo para obter experiência e para fazerem o estágio que acontece depois da competição, em Paris”.

No sábado, Leandra Freitas e Ana Hormigo, ambas em -48 kg, e Joana Ramos, em -57 kg, perderam no segundo combate. Nos masculinos, Gonçalo Mansinho (-60 kg), Andrei Veste (-66 kg) e Jorge Fernandes e Nuno Saraiva (-73 kg) não passaram do primeiro combate.
PUB