Telma Monteiro na final do mundial de judo

A judoca portuguesa Telma Monteiro derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren, por "ippon", categoria de -57 kg nas meias-finais do mundial de judo, a decorrer na Rússia, e irá defrontar Udaka, do Japão na final.

RTP /
Telma Monteiro está a viver uma manhã de sonho no mundial da Rússia AP

Na meia-final, Telma Monteiro, 11.ª do mundo, controlou sempre o combate e chegou a ter uma vantagem de dois "shido" (castigos à adversária), mas a 1m13s do final obteve um "ippon", garantindo desde logo a vitória.

Antes deste combate que se iniciou ao meio-dia, de Lisboa, a judoca nacional já tinha vencido por duas vezes Dorjsuren, de apenas 23 anos, sétima da hierarquia mundial e vencedora este ano do Grande Prémio de Ulan-Bator.

Telma Monteiro, de 28 anos, está num mundial pela sétima vez tendo até aqui conquistado três medalhas de prata e uma de bronze e quando iniciou a competição era a 11.ª do “ranking” mundial.

Um dos segredos do espetacular desempenho de Telma Monteiro poderá encontrar-se nas três semanas em que a judoca esteve a treinar no Japão e que como a própria já referiu melhorou a forma física e a capacidade de resistir ao cansaço.

Este trabalho foi complementado já em Portugal no estágio da seleção com o treino de aspetos específicos como a luta de pegas, o trabalho de pernas e a postura geral.

Recorde-se que em abril, Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze no Europeu de Montpellier.
PUB