Benfica defronta o Fenerbahçe na Liga dos Campeões

por Mário Aleixo - RTP
O sorteio revelou que a equipa do Benfica se cruzará com os turcos do Fenerbahçe Epa-Martial Trezzini

O Benfica defrontará a equipa do Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

O sorteio realizou-se esta segunda-feira ao final da manhã, em Nyon, na Suíça, e deu a conhecer o adversário da equipa encarnada na estreia na competição esta temporada 2018/19.

Assim o Benfica defrontará os turcos do Fenerbahçe a primeira mão realiza-se a 7 ou 8 de agosto, no Estádio da Luz, em Lisboa, e a segunda a 14, em Istambul.

O Fenerbahçe, segundo classificado do último campeonato turco, tem em 2018/19 um novo treinador, o holandês Philippe Cocu, que substituiu Aykut Kocaman.

Quanto ao plantel, destaque para a presença dos defesas Skrtel, Neustädter e Isla, dos médios Giuliano, Sousa (ex-jogador do FC Porto), Dirar e Valbuena e do avançado Soldado.

O que vale esta equipa do Fenerbahçe e o que fez na última época foi o que investigou o jornalista Pedro Luiz Cid.



O internacional português, Hugo Almeida, jogou no clube turco e, em declarações à jornalista da Antena Cláudia Martins, antevê uma eliminatória equilibrada entre duas equipas poderosas.



Em caso de apuramento, o Benfica, segundo classificado da I Liga portuguesa em 2017/18, ruma ao “play-off”, cujo sorteio está agendado para 6 de agosto, com encontros a 21 ou 22 (primeira mão) e 28 ou 29 (segunda) do mês de agosto.

Outros jogos desta eliminatória:

Standard de Liége-Ajax ou Sturm Graz

Slavia de Praga-Dínamo de Kiev

PAOK ou Basileia-Spartak de Moscovo

A equipa da Luz está nos Estados Unidos da América onde participará pela segunda vez na International Champions Cup.

O Benfica defrontará o Dortmund na madrugada de dia 26, a Juventus dia 28 deste mês de julho e o Lyon dia 1 de agosto.

A equipa encontra-se na cidade de Pittsburgh e treina esta segunda-feira pelas 15h30 hora portuguesa.
Histórico dos confrontos eentre Benfica e Fenerbahçe

O Benfica vai defrontar pela terceira vez o Fenerbahçe nas taças europeias de futebol, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, depois de ter afastado os turcos em 1975/76 e 2012/13.

Há 43 anos, os encarnados resolveram o confronto da primeira eliminatória da Taça dos Campeões na primeira mão, com uma goleada por 7-0 na Luz, perdendo depois por 1-0 na Turquia.

Volvidos 37 anos, o Benfica voltou a perder pelo mesmo resultado fora, agora na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, mas retificou na Luz, com um triunfo por 3-1 que valeu um lugar na final de Amesterdão.

No primeiro embate, a 17 de setembro de 1975, os encarnados, comandados por Mário Wilson, escreveram uma das mais robustas vitórias da sua história europeia, ao baterem os turcos por sete golos sem resposta.

Jordão, autor de um "hat-trick" na segunda parte, com golos aos 60, 75 e 84 minutos, foi a grande figura do encontro, secundado por Nené, que bisou (37 e 72). Também marcaram Shéu (22) e Sabahattin Erboga, na própria baliza (43).

Na segunda mão, para cumprir calendário, os turcos venceram por 1-0, graças a um tento de Engin Verel, aos 75 minutos.

Em 2012/13, a eliminatória começou em Istambul e os turcos voltaram a vencer em casa por 1-0, também com um golo apontado na segunda parte, aos 71 minutos, por Egemen Korkmaz.

Na segunda mão, na Luz, a 2 de maio de 2013, o argentino Nicolás Gaitán igualou o confronto logo aos nove minutos, mas, aos 23, holandês Dirk Kuyt empatou o jogo, na transformação de uma grande penalidade, colocando os turcos na frente.

O Benfica ficou a dois golos do apuramento e conseguiu marcá-los, obra do seu melhor marcador estrangeiro de sempre, o paraguaio Óscar Cardozo, que bisou, com um tento ainda na primeira parte, aos 35, e outro na segunda, aos 66.

Em relação a esse encontro, André Almeida e Luisão podem repetir a titularidade, seis anos volvidos, tal com o guarda-redes Volkan Demirel, nos turcos.



pub