Benfica
Liga dos Campeões
Benfica eliminado da Liga dos Campeões
O Benfica foi esta noite eliminado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, depois de perder 2-1 com o Chelsea, em encontro da segunda mão, disputado em Stamford Bridge. Lampard inaugurou o marcador de grande penalidade, Javí García ainda empatou aos 85 minutos, mas Raúl Meireles confirmou a vitória "azul" já nos descontos.
O Benfica mostrou esta noite, em Stamford Bridge, porque Portugal ocupa o quinto lugar no ranking da UEFA. Apesar de defrontar um Chelsea que atravessa um momento menos bom, os encarnados jogaram de igual para igual durante praticamente todo o encontro, e estiveram, já em tempo de descontos, perto de virar o resultado. Mas no futebol contam os golos marcados, e nesse aspeto a formação inglesa esteve melhor. Os "blues" vão agora defrontar o Barcelona nas meias-finais.
O jogo começou equilibrado, e assim se manteve durante algum tempo, com o Benfica a ter mais posse de bola, mas o Chelsea a aproveitar bem as linhas mais subidas do adversário e a sair rápido para o contra-ataque.
Aos 20 minutos, Javí Garcia faz falta sobre Ashley Cole dentro da grande-área e Lampard, chamado a cobrar a grande penalidade, inaugura o marcador para a equipa da casa. Artur ainda adivinhou o lado para onde o inglês rematou, tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo.
O Benfica reagiu bem, manteve a consistência, e esteve mesmo perto do empate, aos 30 minutos, com Cardozo a rematar forte, mas Terry, em cima da linha de golo, a evitar que o paraguaio marcasse.
Se a vida já não estava fácil para o Benfica, em desvantagem na eliminatória com um duplo 1-0, complicou-se ainda mais aos 40 minutos, com Maxi Pereira a ver o segundo amarelo e a ser expulso, depois de uma entrada mais dura sobre Obi Mikel.
Apesar da inferioridade numérica, Jorge Jesus decidiu manter a equipa para o segundo tempo, e o Benfica até entrou bem. Mas o Chelsea cedo pegou no jogo, e só após as entradas de Nélson Oliveira e Yannick Djaló perto dos 60 minutos, para os lugares de Cardozo e Gaitán, as "águias" voltaram à tentativa de discutir a eliminatória.
Mas o Chelsea continuava por cima, e o técnico encarnado decidiu colocar Rodrigo no jogo aos 73 minutos. O brasileiro deu outra velocidade ao ataque do Benfica e o Chelsea acusou algum nervosismo. Aos 85 Javí Garcia faz o empate de cabeça e relança a eliminatória. Apesar de estar a jogar só com 10, a formação encarnada estava determinada em virar o resultado.
Apesar do esforço, foi mesmo o Chelsea que, nos descontos, mata a esperança benfiquista. Raúl Meireles sai num contra-ataque rápido, passa por Aimar, e ainda de fora da área atira fortíssimo para o 2-1.
Com este resultado, o Benfica é assim eliminado da Liga dos Campeões, e acaba por não conseguir igualar o feito de 1990, quando alcançou as meias-finais da prova. O Chelsea tem agora uma tarefa muito complicada pela frente, já que vai defrontar o Barcelona, detentor do título europeu, na próxima fase da prova.