Eduardo Luís exige um FC Porto determinado

por Mário Aleixo - RTP
Alex Sandro está de volta ao Dragão juventus.com

FC Porto e Juventus jogaram pela 1ª vez na UEFA em 1983/84.

A final da Taça das Taças de 1983/84 assinalou o primeiro encontro entre FC Porto e Juventus nas provas europeias de futebol e o antigo defesa portista Eduardo Luís guarda ainda uma memória nítida desse "momento histórico".

Na antecâmara de novo duelo entre os "dragões" e o pentacampeão italiano, a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o ex-jogador azul e branco, que foi titular na final, recordou à agência Lusa a "memória de uma grande infelicidade", expressa na derrota por 2-1 em Basileia.

"Pela forma como jogámos, como sofremos os golos, e depois, na segunda parte, pela forma como quase conseguimos sufocar a Juventus, foi uma pena que não tivéssemos ganhado. Porém, do outro lado também estava uma forte opositora, com excelentes jogadores italianos e também o Platini e o Boniek, que muito ajudaram a que a Juventus vencesse a final", contou.

Esse jogo foi o primeiro cartão-de-visita do FC Porto na alta-roda do futebol europeu e lançou as bases para as conquistas que surgiriam em 1987: "Estavam na altura reunidas as condições para que o FC Porto se impusesse e se mostrasse no futebol europeu e mundial".

"Não olhando para o FC Porto como uma equipa fabulosa, como tínhamos na altura, esta equipa tem realmente bons jogadores e o que no fundo conta é o coletivo. E, se o coletivo funcionar, pode dar uma forte resposta", referiu o ex-jogador, pedindo à equipa para "arregaçar as mangas" e antevendo "uma eliminatória equilibrada".



Por fim, Eduardo Luís apela ao Estádio do Dragão para impor o seu peso nesta primeira mão, agendada para quarta-feira, embora reconheça que o fator casa esteja cada vez mais diluído nas competições europeias.

"É lógico que o fator casa pode pesar, mas é uma percentagem muito pequena, porque estas equipas estão habituadas a jogar em ambientes difíceis. Não me parece que seja um fator preponderante", rematou.

O desafio entre FC Porto e Juventus, referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, realiza-se quarta-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão.
pub