Cristiano Ronaldo e o trabalho em prol da equipa

por Inês Geraldo - RTP
Ronaldo é um dos principais assistentes do Real Madrid Reuters

O internacional português continua a ser um dos destaques individuais do Real Madrid esta época. No entanto, Cristiano Ronaldo não tem sido elogiado apenas pelos golos que tem marcado mas também pelo altruísmo que tem colocado em campo em favor da sua equipa. Com mais de duas dezenas de golos esta temporada, Ronaldo é também um dos melhores assistentes do Real Madrid, jogando cada vez mais para os seus colegas.

Numa temporada em que o Real Madrid se afigura como um dos principais candidatos a vencer a Liga Espanhola, Cristiano Ronaldo tem assumido um papel algo diferente na equipa de Zinedine Zidane. O jogador português tem abdicado de marcar tantos golos para oferecê-los aos colegas de equipa.

Nesta altura, o Real Madrid lidera a Liga Espanhola com 52 pontos, mais um que o FC Barcelona e menos duas partidas disputadas que o rival catalão. A equipa de Zidane já foi eliminada da Copa do Rey, no confronto com o Celta de Vigo,  e está bem encaminhada para chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões, troféu do qual ainda é detentor.

Para além disso, a Supertaça Europeia e o Campeonato Mundial de Clubes já foram conquistados.

Depois de um 2016 em que se sagrou campeão europeu em dose dupla (por Real Madrid e Portugal), Cristiano Ronaldo debelou uma lesão grave no joelho esquerdo e regressou aos Merengues para se tornar num dos melhores assistentes da equipa.


Foto: Reuters

A verdade é que o capitão português não deixou de marcar golos, levando já 21 tentos conseguidos esta temporada. Para além deste número, Cristiano Ronaldo junta-lhe um redondo registo de oito assistências. A participação direta em golos do Real Madrid já vai em 29.

A Liga dos Campeões é o pináculo das assistências de CR7. Melhor marcador da competição durante vários temporadas, Ronaldo leva apenas dois golos marcados na liga milionária mas já assistiu a equipa em cinco golos. O último deles foi contra o Nápoles. Na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o internacional português passou com classe por Koulibaly, defesa napolitano, e cruzou atrasado para um remate certeiro de Toni Kroos.

Na Liga Espanhola, CR7 já leva três assistências. Ao todo o jogador de 32 anos já leva oito passes para golo na totalidade, estando apenas atrás de Toni Kroos, James Rodríguez e Lucas Vázquez no Real Madrid. Assim, a cumprir a oitava temporada nos Merengues, Ronaldo está a passar por uma época em que se mostra mais jogador de equipa: apesar de um bom registo goleador, Cristiano Ronaldo dá mais golos a marcar aos colegas.
pub