FC Barcelona conquista liga espanhola pela 26ª vez

por Lusa
Um golo do argentino Lionel Messi, aos 62 minutos, deu o triunfo ao FC Barcelona Reuters

O FC Barcelona conquistou este sábado, pela 26ª vez, o campeonato espanhol de futebol, ao vencer em casa o Levante, por 1-0, em jogo da 35ª jornada.

Um golo do argentino Lionel Messi, aos 62 minutos, deu o triunfo ao FC Barcelona, que teve o português Nelson Semedo no onze inicial.

Com três jornadas por disputar, os blaugrana passaram a somar 83 pontos, mais nove do que o Atlético de Madrid, sobre o qual têm vantagem no confronto direto.

Este é o segundo título consecutivo do FC Barcelona, que passa a ter 26 cetros, menos sete do que o Real Madrid, recordista de troféus.Barça ainda olha para o triplete


Messi esteve novamente em grande nível, numa temporada em que o Barça ainda ambiciona mais troféus.

Mesmo sem fazer uma temporada tão exuberante como algumas das anteriores, o FC Barcelona chega a esta fase da temporada como indiscutível campeão espanhol e ainda com possibilidade de conquistar a quinta Taça do Rei de Espanha consecutiva e a Liga dos Campeões.

Com três jornadas por disputar, o FC Barcelona tem 83 pontos, 86 golos marcados, ainda longe da centena à qual chegou em seis dos últimos sete campeonatos - na última temporada marcou 99 -, e 32 sofridos.

Mais uma vez o argentino Lionel Messi, pela primeira temporada como primeiro capitão, após a saída de Andrés Iniesta, está a ser a grande figura dos catalães e leva 46 golos marcados em 45 encontros disputados - 34 em 32 na liga espanhola.

A temporada dos catalães começou da melhor forma, com a conquista da Supertaça, frente ao Sevilha, por 2-1, à qual se seguirão quatro vitórias consecutivas, entre as quais uma goleada por 8-2, ao Huesca.

O conjunto do português Nelson Semedo teve, então, uma quebra, com quatro jogos sem vencer - três empates e uma derrota -, mas quaisquer dúvidas que pudessem existir sobre o domínio dos catalães 'esfumaçaram-se' nos dois jogos seguintes, com triunfos sobre o Sevilha (4-2) e sobre o rival Real Madrid (5-1), que viu Julen Lopetegui deixar o comando técnico após este encontro.

A última derrota do FC Barcelona nesta temporada ocorreu em 11 de novembro de 2018, em casa, perante o Betis (4-3), somando mais dois desaires forasteiros na Taça do Rei, mas aos quais deu a volta na segunda mão.

O título ficou quase entregue na 31.ª jornada, quando os culés receberam e venceram o Atlético de Madrid (2-0), segundo classificado, deixando os colchoneros a 11 pontos.

Quase sem concorrência a nível interno, o FC Barcelona está nas meias-finais da Liga dos Campeões, uma prova que não vence há quatro temporadas.

Com o Liverpool como último obstáculo rumo à final, os blaugrana chegam a esta fase sem qualquer derrota - sete vitórias e três empates -, com 23 golos marcados e apenas três sofridos.

Tópicos
pub