Messi, Neymar e Suárez: a máquina goleadora

O FC Barcelona está a realizar uma época de grande nível. A equipa orientada por Luis Enrique não está a dar hipóteses aos adversários e passa pelos jogos com enorme facilidade, goleando calmamente o clube que se encontra do outro lado do campo. Os catalães são a equipa mais concretizadora da Europa e muito se deve à atuação de três homens: Leo Messi, Neymar Jr. e Luis Suárez. Goleadores e assistentes, a MSN é uma força praticamente imbatível pela entreajuda e inteligência aplicada em cada jogada ofensiva da equipa Blaugrana. A centena de golos já é um marco atingido nesta temporada.

Inês Geraldo - RTP /
Neymar, Messi e Suárez REUTERS

O melhor ataque da Europa tem sido avassalador em boa parte das competições em que tem participado. Com uma super-equipa, o Barcelona encontra-se em todas as frentes nas competições em que foi incluído. A única excepção foi feita na Supertaça Espanhola, em que os catalães foram surpreendidos pelo Athletic Bilbao em duas mãos. A primeira com uma derrota por 4-0, a segunda com um empate a um golo.

A liderança da Liga Espanhola está confortavelmente na posse do plantel treinado por Luis Enrique, a final da Copa do Rey já foi alcançada e na Liga dos Campeões, os quartos de final estão bem encaminhados, depois de um triunfo por 2-0 em Londres, frente ao Arsenal.

A Supertaça Europeia e o Campeonato Mundial de Clubes já são parte integrante das vitrines do museu do FC Barcelona e o grande nível futebolístico demonstrado por aquela que muitos consideram ser a melhor equipa do momento e uma das melhores da história do futebol tem um ataque demolidor.

Leo Messi, Neymar Jr. e Luis Suárez marcam golos, assistem e jogam entre si com a alegria, inteligência e beleza própria do futebol. Muitos outros colossos podem exaltar os grandes avançados que têm nos respetivos plantéis mas estão longe de afirmar que os mesmos têm a qualidade de jogar entre si de forma tão fácil e de deliciar os adeptos de maneira tão sublime como acontece com o tridente do Barcelona.
Luis Suárez, o mais goleador
O uruguaio está a realizar uma época demoníaca. A melhor da carreira, até agora. O avançado que veio do Liverpool marca de todas as maneiras e feitios e não olha a adversários quando precisa de colocar o esférico no fundo das redes.



Luis Suaréz é o melhor marcador da temporada, ultrapassando os colegas do Barcelona, Messi e Neymar, e Cristiano Ronaldo, que em termos de golos, lhe segue as pisadas.

O internacional pelo Uruguai já tem 42 tentos averbados esta época, aos quais junta umas fantásticas 21 assistências. Ao todo, Luis Suárez teve uma participação direta em 63 golos dos catalães, sendo fulcral na conquista do Campeonato Mundial de Clubes, disputado no Japão.

Não participou na última partida frente ao Getafe para a Liga Espanhola mas deve recuperar lugar no onze inicial frente ao Arsenal, na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Leo Messi e o equilíbrio do tridente
É provavelmente aquele que melhor equilibra estatísticas entre golos e assistências. A facilidade com que bate guardiões adversários será proporcional à maneira como assiste os companheiros para o golo.



Messi teve de debelar algumas lesões esta temporada, o que não lhe permitiu estar na forma máxima a que habituou os adeptos no ano anterior mas pouco demorou para voltar a ter protagonismo. O ano de 2016 trouxe uma veia goleadora renovada e internacional argentino já leva 35 golos esta época, em 36 partidas.
É redundante tentar explicar a maneira como Leo Messi joga. Toda a gente sabe o que o craque argentino é capaz de fazer com uma bola nos pés.
Está perto de ter uma média de um golo por jogo e quando não consegue concretizar, assiste os colegas para marcar. Exemplo disso, foi a última partida frente ao Getafe. Apesar de ter marcado um golo de meia distância, La Pulga falhou uma grande penalidade mas assistiu os colegas por três vezes.

Não se sabe o que o resto da época e do ano fazem esperar mas os primeiros dois meses de Messi foram de loucos. A continuar assim, haverá provavelmente uma renovação do prémio da Bola de Ouro.
Neymar Júnior, perfume brasileiro
É o mais novo dos três avançados do Barcelona mas mostra muita qualidade. Está a começar a afirmar-se e a sair da sombra de Leo Messi, jogador que venera. Quando está na melhor forma lembra os grandes craques brasileiros: tem finta fácil, tem virtuosismo e faro de golo.

É por vezes acusado de arrogância pelas habilidades que faz em campo, humilhando por vezes os adversários mas Neymar faz movimentos complicados parecerem algo fácil de concretizar.



É o menos goleador mas estreou-se nos hat-tricks esta época em Barcelona. Leva 25 golos e 22 assistências. Tem participação direta em 47 golos do Barcelona só esta época e para além da contribuição finalizadora para os catalães mostra também muita técnica, passível de elogio.

Deverá, nos próximos tempos, figurar nos finalistas da Bola de Ouro. Com 24 anos, joga com enorme qualidade e mostra ter margem de progressão.
Três quartos de golos em Barcelona
É notável que apenas três jogadores tenham tanta influência na capacidade de ganhar jogos. A verdade é que Messi, Neymar e Suárez mostram grande química dentro de campo, são ferozes no ataque e quando um não tem a possibilidade de marcar, estará lá outro pronto para assumir esse papel.



O FC Barcelona leva 138 golos marcados só esta época. É a equipa mais concretizadora da Europa e juntos, o tridente 'MSN' leva 102 golos marcados. Números demolidores que representam praticamente 74 por cento de todos os golos marcados pelos Blaugrana.
Para lá da qualidade técnica, foram os próprios jogadores a explicar que a relação que mantêem fora das quatro linhas é fundamental para o trabalho dentro de campo sair tão naturalmente.

Leo Messi, Neymar e Luis Suárez levam tantos golos marcados que nem algumas das maiores equipas da Europa conseguem acompanhar este ritmo goleador. O Bayern Munich, por exemplo, tem 96 golos esta época. Ou seja, o campeão alemão tem um plantel inteiro que não é tão finalizador como os três avançados do Barcelona.

Apenas o Borussia de Dortmund, Real Madrid e Paris Saint-Germain têm mais golos marcados mas não é algo por que nos devamos deixar enganar. Os Merengues têm apenas mais quatro tentos, enquanto os alemães têm mais seis. Os campeões franceses chegaram aos 109 frente ao Troyes e têm uns meros sete tentos a mais que a MSN. Não está muito longe de acontecer que o tridente Blaugrana esteja muito perto de ser mais concretizador do que os maiores colossos do futebol europeu.




Tópicos
PUB