Oficial. Zinedine Zidane deixa o Real Madrid

O Real Madrid comunicou, esta quinta-feira, que Zinedine Zidane deixou de ser o treinador do clube espanhol.

Mário Aleixo - RTP /
Zidane diz adeus ao clube onde foi jogador e treinador Ian Langsdon-Epa

É o fim da linha para Zinedine Zidane: o jornal espanhol "AS" adianta que o técnico francês anunciou ontem a sua decisão de deixar o comando técnico do Real Madrid aos jogadores e à direção do clube.

A hipótese, acrescenta a publicação, já vinha a ser pensada há muito tempo e não estava dependente da conquista da La Liga, que acabou por não acontecer.

Zidane pediu uns dias depois do último jogo da Liga Espanhola para pensar no seu futuro e anunciou a conclusão ontem.

O técnico, que tinha contrato até 2022, anunciou a decisão aos responsáveis, antes de enviar mensagens a cada um dos jogadores com um agradecimento pelo compromisso dos mesmos e o anúncio da sua saída.

Eis o comunicado do clube "merengue":

"O Real Madrid comunica que Zinedine Zidane decidiu finalizar a sua atual etapa como treinador do nosso clube. É tempo de respeitar a sua decisão e mostrar o nosso agradecimento pelo seu profissionalismo, dedicação e paixão todos estes anos e por aquilo que representa para o Real Madrid. Zidane é um dos maiores mitos do Real Madrid e sua lenda vai mais além do que treinador e jogador do nosso clube. Ele sabe que está no coração dos adeptos e que o Real Madrid é e será sempre a sua casa".

Os "merengues" terminaram a época 2020/21 em segundo lugar na liga espanhola, atrás do rival Atlético de Madrid, foram eliminados nos 16 avos de final da Taça do Rei de Espanha, nas meias-finais da Supertaça espanhola e nas meias-finais da Liga dos Campeões.

Esta é a segunda vez que Zidane deixa o Real Madrid, depois de em 2018 ter renunciado ao cargo, poucos dias depois de ter conquistado o terceiro título consecutivo na Liga dos Campeões, com os espanhóis a baterem na final o Liverpool por 3-1.

"Tomei a decisão de não continuar como treinador do Real Madrid. (...) Penso que esta equipa necessita de continuar a ganhar, precisa de uma mudança, de outro discurso, e outra metodologia de trabalho", disse então Zidane, em conferência de imprensa.

O francês, que era técnico da equipa B, tinha chegado aos "merengues" em janeiro de 2016, naquela que foi a sua primeira experiência numa equipa principal, para substituir o espanhol Rafa Benítez, e foi o primeiro treinador a conquistar de forma consecutiva três "Champions".

Depois de sair, em maio de 2018, Zidane não voltou a treinar e só regressou ao Real Madrid em março de 2019, menos de um ano depois, para substituir Santiago Solari, substituto de Julen Lopetegui, que esteve pouco mais de dois meses no cargo.

Como treinador do Real Madrid, Zidane conquistou três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de clube, duas supertaças europeias, duas ligas espanholas e duas supertaças de Espanha, sendo que apenas dois destes troféus, uma supertaça e uma liga, foram alcançados na segunda passagem pelo clube.




PUB