Atlético de Madrid volta a vencer Valência e está na final

O Atlético de Madrid, vencedor da primeira edição (2009/2010), qualificou-se hoje sem problemas para a final da Liga Europa em futebol, ao voltar a vencer o Valência, agora fora (1-0), na segunda "mão" das meias-finais.

RTP /
Equipa do Atlético de Madrid festeja passagem à final EPA

 Depois do triunfo caseiro por 4-2, os comandados do argentino Diego
Simeone conseguiram suster os anfitriões na primeira parte e acabaram com a eliminatória no início da segunda, com um grande golo de Adrian Lopez, aos 60 minutos.  
 
    Até final, os "colchoneros" limitaram-se a controlar os acontecimentos, para, aos 79 minutos, terem o único contratempo, com a expulsão do internacional luso Tiago, que viu o cartão vermelho direto por agressão a Soldado e falha a final.  
 
    A situação aconteceu após o árbitro esloveno Damir Skomina fazer menção de assinalar grande penalidade, precisamente por mão de Tiago, quando foi Tino Costa a tocar a bola com a mão na área: nos minutos que durou a confusão... a decisão mudou.  
 
    O encontro começou equilibrado e o primeiro sinal de algum perigo até pertenceu aos forasteiros, num remate de Turan, mas, antes dos 20 minutos, o Valência instalou-se no meio-campo contrário e ai permaneceu quase até ao intervalo.  
 
    Jonas, aos 21 minutos, e Soldado, aos 22 e 33, tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram bater Courtois, que ainda deteve um remate de Canales, aos 40, no que foi a última ocasião dos anfitriões na primeira parte.  
 
    Nos derradeiros cinco minutos da etapa inaugural, os forasteiros conseguiram criar perigo, em contra-ataque, mas Adrian não conseguiu isolar Falcao, num "dois contra um".  
 
    Após o intervalo, Simeone trocou Mario Suarez por Gabi e o Atlético
de Madrid entrou a controlar, obrigando Unai Emery a mexer, apostando em Aduriz, para o lugar de Jonas. Pouco depois, Canales lesionou-se e foi substituído por Mathieu.  
 
    Os madrilenos continuaram, porém, por cima e, aos 60 minutos, acabaram com a eliminatória: o brasileiro e ex-portista Diego lançou Adrian Lopez, na direita, e este dominou com o peito, deixou bater a bola no chão e "fuzilou" Diego Alves.  
 
    Agora a perder por 2-5 no conjunto dos dois jogos, o Valência caiu e
os "colchoneros" poderiam ter aumentado a vantagem nos minutos seguintes, por Turan e Falcao.  
 
    Aos 78 minutos, o árbitro "ameaçou" assinalar uma grande penalidade a favor dos locais, por mão de Tiago, e gerou-se enorme confusão, que acabaria com a expulsão do português, que, assim, falhará a final, face ao Athletic Bilbau.  
 
      
 
    Jogo no Estádio Mestalla, em Valência (Espanha).  
 
    Valência -- Atlético de Madrid, 0-1.  
 
    Ao intervalo: 0-0.  
 
    Marcador:  
 
    0-1, Adrian Lopez, 60 minutos.  
 
      
 
    Equipas:  
 
    - Valência: Diego Alves, Barragán, Rami, Ricardo Costa, Jordi Alba, Albelda, Dani Parejo (Tino Costa, 68), Feghouli, Canales (Mathieu, 59), Jonas (Aduriz, 57) e Soldado.  
 
    (Suplentes: Guaita, Victor Ruiz, Maduro, Mathieu, Tino Costa, Piatti e Aduriz).  
 
    - Atlético de Madrid:
Courtois, Juanfran, Godin, Miranda, Filipe Luis, Mario Suarez (Gabi, 46), Tiago, Arda Turan (Salvio, 75), Diego (Koke, 84), Adrián Lopez e Falcao.  
 
    (Suplentes: Sergio Asenjo, Perea, Dominguez, Gabi, Koke, Salvio e Pedro Marin).  
 
      
 
    Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia).  
 
    Ação disciplinar: Cartão amarelo para Courtois (36), Soldado (79) e Jordi Alba (80). Cartão vermelho direto para Tiago (79).  
 
    Assistência: Cerca de 35.000 espetadores.  
 
      
PUB