Rui Patrício segurou passaporte europeu carimbado por Van Wolfswinkel

O Sporting qualificou-se para as meias-finais da Liga Europa de futebol, ao empatar 1-1 com o Metalist, em jogo da segunda mão dos quartos de final, disputado em Kharkiv, na Ucrânia. Depois da vitória em Lisboa, por 2-1, o holandês Van Wolfswinkel colocou o Sporting em vantagem, marcando de cabeça, à beira do intervalo (44 minutos), mas Cristaldo repôs a igualdade na segunda parte (57) e Rui Patrício evitou que o Metalist empatasse a eliminatória, ao defender uma grande penalidade apontada por Cleyton Xavier (64).

RTP /
Rui Patrício defendeu a grande penalidade que forçava o jogo a prolongamento UEFA.com

Valeu Rui Patrício e o golo de Van Wolfswinkel aos "leões". O Sporting avança para as meias-finais da Liga Europa depois de em 2004/05 ter alcançado essa fase da competição, onde chegou mesmo à final que perdeu para o CSKA em Alvalade.

Os ucranianos entraram melhor mas o Sporting sempre teve mais qualidade no jogo. O relvado não estava para o futebol técnico e a verdade é que os "leões" só pelo ar criaram real perigo. Foi tanto o perigo que marcaram!

Aos 44 minutos, Capel fez um trabalho magistral de pé esquerdo antes de puxar para o direito (o pior pé do espanhol) com o qual cruzou para o segundo poste onde Van Wolfswinkel, no meio dos centrais, foi rei e senhor para colocar o Sporting já a pensar nas semifinais.

O Metalist voltou a entrar melhor na etapa complementar e Cristaldo ameaçou aos 48 aquilo que viria a confirmar aos 57 minutos. Primeiro Polga ainda salvou mas no segundo lance Devic assistiu na perfeição o argentino que só teve que bater Patrício, o único adversário que tinha pela frente.

Sá Pinto mexeu, reforçou o meio campo com Renato Neto aos 59 minutos no lugar de Matías, mas estava longe de acreditar que os ucranianos tinham tudo para dar a volta três minutos depois. Insúa carregou Devic no interior da área e o árbitro não hesitou em apontar para a marca dos 11 metros.

Cleiton Xavier, que tinha marcado em Alvalade da mesma forma na primeira mão, foi o homem chamado à responsabilidade mas desta vez o enorme Rui Patrício foi intransponível e a perna esquerda salvou as redes leoninas.

Até ao fim, as duas equipas ainda podiam ter marcado mas o empate acaba por ser o resultado mais ajustado no final da partida.

Presente nas meias-finais de uma competição europeia pela quinta vez, a primeira desde 2005 (Taça UEFA), o Sporting vai agora enfrentar o Athletic de Bilbau, recebendo os espanhóis no estádio José Alvalade a 19 de abril, antes de jogar no País Basco no dia 23.

O Athletic de Bilbau empataram hoje a duas bolas, em casa, frente ao Shalke 04 depois de uma vitória na primeira mão por 4-2 na Alemanha.
PUB