Sporting aposta na Liga Europa para salvar a época

O Sporting recebe esta quinta-feira o Viktoria Plzen na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, seis dias depois da derrota frente ao FC Porto (2-1), na I Liga, e procura um resultado que permita sonhar com a qualificação para os "quartos".

Mário Aleixo - RTP /
À equipa do Sporting é pedida concentração máxima no jogo frente ao Plzen Epa-António Cotrim

A derrota no Estádio do Dragão deixou os "leões" a oito pontos da liderança do campeonato, pelo que a Liga Europa ganhou uma nova importância para o clube lisboeta.

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, não poderá contar com Doumbia, que se lesionou frente aos "dragões", bem como com os avançados Bas Dost e Rafael Leão e o defesa lateral Piccini. A este quarteto juntam-se os outros lesionados André Pinto e Podence.

Perante todos estes impedimentos e com apenas doi defesas-centrais disponíveis, Coates e Mathieu, o técnico leonino chamou Ivanildo Fernandes da equipa B. Para a frente de ataque foi chamado o jovem avançado Ronaldo Tavares. Quer um quer outro já se treinaram várias vezes com Jorge Jesus.

Sem poder ver o cartão amarelo sob pena de falharem o jogo da segunda mão na República Checa estão seis jogadores da equipa de Alvalade: Coates, Fábio Coentrão, William Carvalho, Bruno Fernandes, Acuña e Gelson.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida o treinador Jorge Jesus mostrou conhecer bem a equipa do Plzen e disse ser mais forte que o Astana, anterior adversário na competição.



O jogo tem o início marcado para as 20h05, no Estádio José Alvalade, com arbitragem do bielorrusso Aleksei KUlbakov, e relato na Antena 1.

Frente ao líder do campeonato checo, o clube português tenta regressar aos quartos de final da competição, fase que alcançou pela última vez em 2011/12, ano em que foi eliminado nas meias-finais.
Mais portugueses em jogo

Entre os embates dos oitavos de final, destaque para o confronto entre AC Milan, de André Silva, na sua melhor fase no campeonato italiano, e Arsenal, que se afunda em Inglaterra, numa ronda em que vão entrar em ação mais jogadores portugueses.

A Lazio, de Nani, vai enfrentar o Dinamo Kiev, enquanto o Lokomotiv de Moscovo, de Manuel Fernandes, vai medir forças com o Atlético Madrid.

O Lyon, do guarda-redes Anthony Lopes, encontrará o CSKA Moscovo, e o Marselha, carrasco do Sporting de Braga e no qual atua Rolando, terá pela frente o Athletic Bilbau. O Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, vai apanhar o Salzburgo.

Os jogos da segunda mão estão agendados para 15 de março.

A final da Liga Europa, prova conquistada na última temporada pelo Manchester United, de José Mourinho, está marcada para 16 de maio, em Lyon, França, e o vencedor garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.






PUB