Treinadores lusos procuram brilhar na Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
Paulo Sousa defende em casa a vantagem conquistada na Alemanha Epa-Maurizio Degl' innocenti

Mourinho, e os três Paulos procuram os "oitavos" da LE.

O Manchester United, de José Mourinho, procura quarta-feira garantir um lugar nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, numa ronda em que Paulo Bento, com o Olympiacos, tem a tarefa mais difícil entre os treinadores portugueses.

Os campeões gregos deslocam-se ao campo dos turcos do Osmanlispor, clube em que atua o português Tiago Pinto, depois do nulo registado na primeira mão, em Atenas, enquanto Mourinho viaja para França para defrontar o Saint-Étienne, que conta com o avançado Jorginho (ex-Arouca), com uma confortável vantagem de 3-0 na bagagem.

Em Old Trafford, na primeira mão, o avançado sueco Zlatan Ibrahimovic fez os três golos dos "red devils".

O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, recebe o Celta Vigo depois de ter vencido em Espanha por 1-0, enquanto a Fiorentina, de Paulo Sousa, defronta em casa o Borussia Mönchengladbach, também com a vantagem de 1-0 alcançada na Alemanha.

Federico Bernardeschi fez o golo do triunfo da formação italiana, enquanto o estreante argentino Gustavo Blanco foi o herói dos ucranianos em Vigo.

Mais portugueses em ação

Já sem clubes nacionais nesta fase, a representação portuguesa na Liga Europa continua com Ricardo Quaresma, que ajudou em Israel o Besiktas a bater o Hapoel Beer Sheva, por 3-1, e com o guarda-redes Anthony Lopes, que esteve na goleada do Lyon no campo do AZ Alkmaar.

Na Rússia, Danny e Luís Neto podem ser opção no Zenit São Petersburgo, que vai tentar inverter uma desvantagem de 2-0 perante o Anderlecht.

Em Nicósia, Nuno Morais vai tentar ajudar o APOEL a recuperar do 3-2 sofrido no País Basco perante o Athletic Bilbau, enquanto Mário Rui poderá ser opção da Roma perante o Villarreal, após a goleada imposta pelos italianos em Espanha, por 4-0.

Entre os duelos mais aguardados da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa está o Tottenham-Gent, depois dos belgas terem vencido em casa por 1-0, com alguma surpresa, o primeiro jogo.

pub