Brad Friedel “pendura as botas” aos 44 anos

por Inês Geraldo - RTP
Brad Friedel é um dos jogadores mais conhecidos dos EUA Shaun Best - REUTERS

O guardião norte-americano decidiu colocar um ponto final à sua carreira no futebol que durou quase 25 anos. Com uma carreira iniciada nos EUA, Friedel notabilizou-se em Inglaterra, ao serviço de Blackburn, Aston Villa e Tottenham.

O anúncio foi realizado esta quinta-feira pelo Tottenham no seu site oficial, clube que o jogador norte-americano atualmente representa.

Friedel conta com 82 internacionalizações pela seleção dos Estados Unidos tendo começado a sua carreira em 1990, nos UCLA Bruins, clube do país de origem.

Depois da primeira experiência nos EUA, Brad Friedel mudou-se para Inglaterra para jogar pela equipa de sub-21 do Newcastle, tendo depois ingressado no Brondby, da Dinamarca. Seguiu-se o Galatasaray e depois um regresso aos Estados Unidos para representar o Colombus Crew.

A partir de 1997, Brad Friedel mudou-se para Inglaterra, onde se mantém até hoje. O primeiro clube a ter os préstimos do guardião foi o Liverpool, seguindo-se o Blackburn, Aston Villa e o Tottenham onde se encontra e vai dar por terminada a carreira.

“Vou sentir falta do contacto diário com o treinador e jogadores. Realmente, não há nada igual a isso mas estou quase a fazer 44 anos e está na altura de pendurar as botas”, comentou o jogador.

Durante a sua carreira, Friedel venceu seis títulos. O primeiro foi a Supertaça Dinamarquesa com o Brondby, tendo-se seguido a conquista da liga turca ao serviço do Galatasaray.

Em Inglaterra, o guarda-redes venceu duas Taças da Liga e mais duas Taças Intertoto.

Em 2011, Friedel chegou ao Tottenham mas não se manteve muito tempo como titular da equipa de White Hart Lane, tendo sido relegado para o banco, após a chegada do francês Hugo Lloris.

“Estou orgulhoso do que alcancei durante a minha carreira. Foram 23 temporadas consecutivas a jogar e fi-lo em clubes incríveis”, declarou.

Brad Friedel vai tornar-se comentador desportivo na cadeia televisiva Fox Sports e será o embaixador do Tottenham por terras americanas, onde está a concluir uma formação de treinador.

Aos 44 anos, o guardião jogou nos Mundiais de 1994, 1998 e 2002 e detém o recorde de jogador com mais jogos consecutivos a titular na Premier League, ao serviço do Blackburn, Aston Villa e Tottenham. Foram 310 jogos.
pub