Inglaterra atira a Suécia para fora do Euro 2012

A Inglaterra ascendeu hoje ao segundo lugar do Grupo D do Europeu de futebol de 2012, ao vencer a Suécia por 3-2, em encontro da segunda jornada, disputado no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. Andy Carroll, aos 23 minutos, o suplente Theo Walcott, aos 64, e Danny Welbeck, de calcanhar, aos 78, apontaram os tentos do "onze" de Roy Hodgson, que esteve a vencer por 1-0 e, depois, a perder por 2-1. Por seu lado, Glen Johnson, aos 49 minutos, na própria baliza, e Olof Mellberg, aos 59, marcaram os tentos dos suecos, que se tornaram a segunda seleção a dizer adeus ao Euro2012, depois da República da Irlanda.

RTP /
Theo Walcott foi preponderante na vitória da Inglaterra sobre a Suécia EPA

O jogo começou a baixo ritmo e com as equipas a estudarem-se no terreno. Aliás, nenhuma das duas formações arriscou um milímetro sequer.

Perante um jogo morno foi Andy Carroll a dar o abanão e a estrear-se a marcar no Euro 2012 no dia em que mereceu a titularidade de Roy Hodgson. Aos 23 minutos, o avançado inglês de Liverpool aproveitou um cruzamento com conta, peso e medida do companheiro de equipa Gerrard e só teve que fazer aquilo que sabe: elevar-se como ninguém e cabecear de forma certeira.

Se a primeira parte não teve sabor, a segunda metade foi de loucos com quatro golos - dois em cada baliza.

A Suécia entrou a marcar mas sem saber muito bem como. Mellberg empatou a partida aos 49 minutos, num lance onde Johson ainda toca na bola e parece ser o último a fazê-lo antes da bola entrar, e o mesmo central sueco virou o marcador dez minutos depois.

A Suécia estava mais perto do apuramento do que da eliminação mas a verdade é que Roy Hodgson soube mexer na equipa ao lançar Walcott aos 61 minutos. O jovem inglês com três minutos em campo fez o gosto ao pé e depois foi fundamental para que Welbeck, de calcanhar, marcasse o golo da vitória. Walcott rompeu a defesa da Suécia, pela meia direita, e cruzou para a pequena área onde o avançado inglês, de calcanhar, faz um golo fabuloso.

Com este resultado, os suecos dizem adeus ao Euro 2012 e juntam-se à República da Irlanda no lote de equipas já afastadas à entrada para a última ronda da fase de grupos. A Inglaterra reparte agora a liderança do Grupo D da competição com a França.
PUB