Campeonato de Portugal de Circuitos é "parente pobre" do WTCC

O Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) é uma espécie de "parente pobre" do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), apesar de, até domingo, as duas competições decorrerem em paralelo no Circuito da Boavista.

RTP /
Foto: Flickr

"Realmente sentimo-nos um bocado pequenos em relação ao Campeonato do Mundo, são outras estruturas, outros patrocínios. É o país que temos, temos que nos aguentar com isso", afirmou Patrick Cunha, actual terceiro classificado do PTCC.


Para outro dos pilotos, Álvaro Figueira, não há "grandes comparações" entre os dois campeonatos, "apesar dos carros serem parecidos".

Figueira vê este fim-de-semana partilhado como uma forma de aprendizagem: "Fazer corridas com o Campeonato do Mundo é sempre um privilégio para nós, vamos confrontando-nos com as melhorias que eles vão fazendo e vamos aprendendo".

Segundo Álvaro Figueira, em Portugal também "há grandes pilotos": "Temos o Tiago Monteiro, bons pilotos que, se tiverem a oportunidade de guiar um carro do WTCC, fazem igual ou melhor do que os que lá andam".

Mesmo sem o luxo e as enormes "motorhomes" do WTCC, o PTCC - cujas corridas de domingo também vão contar para a Taça de Portugal de Circuitos - conseguiu atrair dois corredores angolanos, José Carlos Madaleno (Tri-campeão Nacional) e João Carvalho.

"Somos de Angola e como a velocidade lá está num crescendo muito grande, resolvemos vir até aqui para ganhar experiência"
, explicou.

PUB