Circuito de WTCR com impacto económico em Vila Real

O presidente da Câmara de Vila Real disse esta terça-feira que a “festa do automobilismo”, com destaque para o Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), tem um “impacto brutal” no concelho, antevendo uma “enchente” de público.

Lusa /
O circuito de Vila Real é um evento com impacto desportivo e económico na região D.R.

A 51.ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, que tem como prova rainha o WTCR, onde compete o piloto português Tiago Monteiro (Honda Civic), realiza-se entre sexta-feira e domingo.

O retorno para a cidade é brutal. Eu lembro que este evento é transmitido e retransmitido por vários canais de televisão, chegando a 111 países, sendo visto por milhões de pessoas”, afirmou Rui Santos à agência Lusa.

O autarca disse ainda que “os últimos estudos apontam para um retorno superior a 80 milhões de euros”.

É olhar para os nossos hotéis, os restaurantes, para tudo aquilo que envolve o circuito, o catering, para quem coloca publicidade e ver aquilo que estão a faturar”, apontou.

A organização do evento envolve um orçamento "de mais de dois milhões de euros" e conta com uma dotação orçamental municipal prevista de cerca de 1,5 milhões de euros.

É um grande investimento, aliás, é um investimento que vai ter que se intensificar nos próximos anos, esperemos ter o apoio do Estado português e de fundos comunitários. Este ano ainda não temos, mas temos a expectativa que ainda possamos vir a ter esses apoios”, referiu.

O autarca disse que vai ser necessário “reforçar a segurança da pista” porque a “ambição é continuar a evoluir”, e será necessário “melhorar alguns aspetos na área da segurança para ter aqui provas ainda mais atrativas”.

Estamos certos de que, mais uma vez, teremos uma enchente de público a ver este circuito, teremos uma grande festa”, afirmou Rui Santos.

As ruas da cidade transformam-se numa pista com 4,6 quilómetros e à volta, a par das bancadas oficiais da organização, estão também já a ser montadas as muitas bancadas improvisadas em, por exemplo, andaimes ou muros.

Ao longo dos três dias de circuito são esperados muitos espectadores.

A nível desportivo, o circuito vai ter seis provas, com destaque para o WTCR, que cumpre a quinta etapa do campeonato em Vila Real, e há ainda provas dos campeonatos de Portugal Velocidade, 1300, Legends, Clássicos e troféu Kia.

PUB