F1 Espanha: Maldonado vence a primeira
Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.
Frank Williams tinha marcada no paddock, sábado, a festa dos seus 70 anos. Foi de arromba. Mas mal sabia Mr. Frank Williams que este fim-de-semana a melhor das prendas tinha assinatura venezuelana.
Depois de herdar a pole position para o GP de Espanha, com a
penalização imposta a Lewis Hamilton, Pastor Maldonado fez uma corrida
incrível para alcançar o primeiro triunfo na frente do piloto da casa,
Fernando Alonso, dando à Venezuela a sua primeira vitória na F1 e à
Williams o primeiro triunfo desde que Juan Pablo Montoya venceu o GP do
Brasil em 2004.
Fernando Alonso não teve pneus suficientemente bons no final para
triunfar em casa, mas o segundo lugar dá-lhe o suficiente para agora
liderar o mundial a para de Sebastian Vettel.
Vettel fez um
sprint final notável, passando nas últimas voltas Lewis Hamilton e Nico
Rosberg para terminar em 6º e ainda manter o comando do mundial.
Kimi
Raikkonen, tal como Romain Grosjean estiveram com ritmo inferior aos
dois maiores protagonistas da corrida. A Lotus optou por usar os
compostos macios mais rápidos mesmo após o segundo turno de corrida, e a
estratégia resultou até muito bem para Raikkonen que embora não
conseguindo atacar a liderança, se chegou muito a Alonso no fim para
terminar na 3ª posição.
Desde
1983 que um campeonato não começava com 5 pilotos de 5 equipas
diferentes a vencer. Jenson Button (McLaren) na Austrália, Alonso
(Ferrari) na Malásia, Nico Rosberg (Mercedes) na China, Sebastian Vettel
(Red Bull) no Bahrain e agora Pastor Maldonado (Williams) na Espanha.
Há 29 anos atrás foram Nelson Piquet (Brabham), John Watson (McLaren),
Alain Prost (Renault), Patrick Tambay (Ferrari) e Keke Rosberg
(Williams) a vencer.
Alonso arrancou bem e dominou o início da corrida na frente de
Maldonado. Raikkonen também saiu melhor que o colega de equipa Grosjean
assumindo a 3ª posição.
Hamilton ganhou quatro posições na 1ª volta, beneficiando também de um furo que afetou Sergio Perez, no Sauber.
Corrida
foi marcada por incidente entre Bruno Senna e Michael Schumacher. Com
DRS aberto, Schumacher aproximou-se demais da traseira do Williams do
piloto brasileiro e o embate foi inevitável.
Bruno
defendeu a posição fazendo movimento na travagem para a esquerda,
surpreendendo o alemão. Acabaram fora de pista, com Senna a arrastar-se
para a boxe mas com asa traseira partida, também ficou de fora. Pela
rádio ouviu-se Schumacher a praguejar contra Bruno: "Idiota". Senna
comentou: "Ele nunca vai assumir quando tem a culpa!"
Felipe
Massa largou de 16º e tirou bem proveito do primeiro jogo de pneus
macios para subir rápido a 11º, mas a sua corrida acabou em termos
competitivos com um drive through, penalizando o excesso de velocidade
numa zona de bandeiras amarelas (penalidade imposta igualmente a
Sebastian Vettel). Massa foi dobrado pelos homens da frente, terminando
apenas em 15º
A Ferrari dominou a corrida após a 1ª paragem nas boxes, nenhuma alteração na frente.
A
McLaren optou numa tática de 2 paragens apenas para Lewis Hamilton, que
precisava de ganhar posições em pista e ainda na pit lane. Foi uma
estratégia interessante, já que de 24º o inglês acabou em 8º a corrida.
Mas a troca chave na corrida, ocorreu no momento do 2º pit stop. A
Williams assumiu o risco e mandou Maldonado à boxe para nova troca de
pneus. Cedo demais? Sim, mas nesse momento Alonso não conseguiu tirar
partido e perseguir a tática da Williams. É que Alonso ficou preso atrás
de Charles Pic, piloto da Marrusia (que de resto levou penalização por
ignorar bandeiras azul e deixar passar Alonso). Com o incidente, Alonso
perdeu a sua vantagem e quando fez o pit stop já saiu atrás do
venezuelano.
Desde
então Alonso fez um GP de perseguição pura ao Williams. Após a 3ª
paragem a diferença de 7 segundos foi reduzida até 1 segundo apenas.
O
último turno obrigava a que Maldonado fizesse 25 voltas e alonso 22
voltas com os jogos de pneus que tinha. Nenhum deles estava muito à
vontade, pois o limite de eficácia ia até às 18 voltas, mas Maldonado
teria mais dificuldades no final.
Acontece que Maldonado fez
melhor gestão dos pneumáticos. Alonso forçou mas teve de ceder primeiro e
no final preferiu apenas proteger a 2ª posição de Raikkonen que com
compostos mais frescos foi crescendo cada vez mais nos retrovisores do
Ferrari.
Uma
grande corrida também para Vettel que após Drive Throught ainda assim
veio detrás, substituindo asa dianteira na última vez que passou na
boxe, para em sprint passar Rosberg e Hamilton e fechar em 6º.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
| 1. | Pastor Maldonado | Williams-Renault | 1h39m09.145 | ||||
| 2. | Fernando Alonso | Ferrari | +3.105 | ||||
| 3. | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault | +3.884 | ||||
| 4. | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +14.799 | ||||
| 5. | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | +1m04.641 | ||||
| 6. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | +1m07.576 | ||||
| 7. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +1m17.919 | ||||
| 8. | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | +1m18.1 | ||||
| 9. | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +1m25.2 | ||||
| 10. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1 volta | ||||
| 11. | Mark Webber | Red Bull-Renault | +1 volta | ||||
| 12. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | ||||
| 13. | Daniel Ricciardo | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta | ||||
| 14. | Paul di Resta | Force India-Mercedes | +1 volta | ||||
| 15. | Felipe Massa | Ferrari | +1 volta | ||||
| 16. | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | +1 volta | ||||
| 17. | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | +1 volta | ||||
| 18. | Timo Glock | Marussia-Cosworth | +2 voltas | ||||
| 19. | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | +3 voltas | ||||
|
|||||||
| D |
Sergio Perez | Sauber-Ferrari | Transmissão | ||||
| D | Charles Pic | Marussia-Cosworth | Eixo | ||||
| D | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | Porca/Roda |
||||
| D | Bruno Senna | Williams-Renault | Acidente | ||||
| D | Michael Schumacher | Mercedes GP | Acidente | ||||
| MELHOR VOLTA | |||||||
| Romain Grosjean | Lotus-Renault | 1:26.250 | |||||
No mundial, está tudo ao rubro. 5 vitórias diferentes para 5 pilotos nas 5 primeiras corridas, no Mónaco, a próxima ronda, ninguém se ateve a pensar em favoritos certos. A classificação do campeonato reflete isso mesmo, com liderança ex-equo entre Vettel e Alonso e os 6 primeiros separados por escassos 16 pontos.
Nos pilotos, Sebastian Vettel e Fernando Alonso61 pontos, Lewis Hamilton53, Kimi Räikkönen49, Mark Webber48, Jenson Button45, Nico Rosberg41, Romain Grosjean35, Pastor Maldonado29. Nos construtores, Red Bull 109, McLaren98, Lotus84, Ferrari63, Mercedes 43, Williams 43.