F1 Espanha: Maldonado vence a primeira

RTP /
Legenda da Imagem

Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP

Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.

Frank Williams tinha marcada no paddock, sábado, a festa dos seus 70 anos. Foi de arromba. Mas mal sabia Mr. Frank Williams que este fim-de-semana a melhor das prendas tinha assinatura venezuelana.

Depois de herdar a pole position para o GP de Espanha, com a penalização imposta a Lewis Hamilton, Pastor Maldonado fez uma corrida incrível para alcançar o primeiro triunfo na frente do piloto da casa, Fernando Alonso, dando à Venezuela a sua primeira vitória na F1 e à Williams o primeiro triunfo desde que Juan Pablo Montoya venceu o GP do Brasil em 2004.

Fernando Alonso não teve pneus suficientemente bons no final para triunfar em casa, mas o segundo lugar dá-lhe o suficiente para agora liderar o mundial a para de Sebastian Vettel.

Vettel fez um sprint final notável, passando nas últimas voltas Lewis Hamilton e Nico Rosberg para terminar em 6º e ainda manter o comando do mundial.



Kimi Raikkonen, tal como Romain Grosjean estiveram com ritmo inferior aos dois maiores protagonistas da corrida. A Lotus optou por usar os compostos macios mais rápidos mesmo após o segundo turno de corrida, e a estratégia resultou até muito bem para Raikkonen que embora não conseguindo atacar a liderança, se chegou muito a Alonso no fim para terminar na 3ª posição.



Desde 1983 que um campeonato não começava com 5 pilotos de 5 equipas diferentes a vencer. Jenson Button (McLaren) na Austrália, Alonso (Ferrari) na Malásia, Nico Rosberg (Mercedes) na China, Sebastian Vettel (Red Bull) no Bahrain e agora Pastor Maldonado (Williams) na Espanha. Há 29 anos atrás foram Nelson Piquet (Brabham), John Watson (McLaren), Alain Prost (Renault), Patrick Tambay (Ferrari) e Keke Rosberg (Williams) a vencer.



Alonso arrancou bem e dominou o início da corrida na frente de Maldonado. Raikkonen também saiu melhor que o colega de equipa Grosjean assumindo a 3ª posição.

Hamilton ganhou quatro posições na 1ª volta, beneficiando também de um furo que afetou Sergio Perez, no Sauber.



Corrida foi marcada por incidente entre Bruno Senna e Michael Schumacher. Com DRS aberto, Schumacher aproximou-se demais da traseira do Williams do piloto brasileiro e o embate foi inevitável.

Bruno defendeu a posição fazendo movimento na travagem para a esquerda, surpreendendo o alemão. Acabaram fora de pista, com Senna a arrastar-se para a boxe mas com asa traseira partida, também ficou de fora. Pela rádio ouviu-se Schumacher a praguejar contra Bruno: "Idiota". Senna comentou: "Ele nunca vai assumir quando tem a culpa!"



Felipe Massa largou de 16º e tirou bem proveito do primeiro jogo de pneus macios para subir rápido a 11º, mas a sua corrida acabou em termos competitivos com um drive through, penalizando o excesso de velocidade numa zona de bandeiras amarelas (penalidade imposta igualmente a Sebastian Vettel). Massa foi dobrado pelos homens da frente, terminando apenas em 15º

A Ferrari dominou a corrida após a 1ª paragem nas boxes, nenhuma alteração na frente. 



A McLaren optou numa tática de 2 paragens apenas para Lewis Hamilton, que precisava de ganhar posições em pista e ainda na pit lane. Foi uma estratégia interessante, já que de 24º o inglês acabou em 8º a corrida.

Mas a troca chave na corrida, ocorreu no momento do 2º pit stop. A Williams assumiu o risco e mandou Maldonado à boxe para nova troca de pneus. Cedo demais? Sim, mas nesse momento Alonso não conseguiu tirar partido e perseguir a tática da Williams. É que Alonso ficou preso atrás de Charles Pic, piloto da Marrusia (que de resto levou penalização por ignorar bandeiras azul e deixar passar Alonso). Com o incidente, Alonso perdeu a sua vantagem e quando fez o pit stop já saiu atrás do venezuelano.



Desde então Alonso fez um GP de perseguição pura ao Williams. Após a 3ª paragem a diferença de 7 segundos foi reduzida até 1 segundo apenas.

O último turno obrigava a que Maldonado fizesse 25 voltas e alonso 22 voltas com os jogos de pneus que tinha. Nenhum deles estava muito à vontade, pois o limite de eficácia ia até às 18 voltas, mas Maldonado teria mais dificuldades no final.

Acontece que Maldonado fez melhor gestão dos pneumáticos. Alonso forçou mas teve de ceder primeiro e no final preferiu apenas proteger a 2ª posição de Raikkonen que com compostos mais frescos foi crescendo cada vez mais nos retrovisores do Ferrari.  



Uma grande corrida também para Vettel que após Drive Throught ainda assim veio detrás, substituindo asa dianteira na última vez que passou na boxe, para em sprint passar Rosberg e Hamilton e fechar em 6º.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Pastor Maldonado Williams-Renault 1h39m09.145
2. Fernando Alonso Ferrari +3.105
3. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +3.884
4. Romain Grosjean Lotus-Renault +14.799
5. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari +1m04.641
6. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +1m07.576
7. Nico Rosberg Mercedes GP +1m17.919
8. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes +1m18.1
9. Jenson Button McLaren-Mercedes +1m25.2
10. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1 volta
11. Mark Webber Red Bull-Renault +1 volta
12. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1 volta
13. Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari +1 volta
14. Paul di Resta Force India-Mercedes +1 volta
15. Felipe Massa Ferrari +1 volta
16. Heikki Kovalainen Caterham-Renault +1 volta
17. Vitaly Petrov Caterham-Renault +1 volta
18. Timo Glock Marussia-Cosworth +2 voltas
19. Pedro de la Rosa HRT-Cosworth +3 voltas
ABANDONOS
D
Sergio Perez Sauber-Ferrari  Transmissão
D Charles Pic Marussia-Cosworth  Eixo
D Narain Karthikeyan HRT-Cosworth  Porca/Roda
D Bruno Senna Williams-Renault Acidente
D Michael Schumacher Mercedes GP Acidente
MELHOR VOLTA
  Romain Grosjean Lotus-Renault 1:26.250

No mundial, está tudo ao rubro. 5 vitórias diferentes para 5 pilotos nas 5 primeiras corridas, no Mónaco, a próxima ronda, ninguém se ateve a pensar em favoritos certos. A classificação do campeonato reflete isso mesmo, com liderança ex-equo entre Vettel e Alonso e os 6 primeiros separados por escassos 16 pontos.



Nos pilotos, Sebastian Vettel e Fernando Alonso61 pontos, Lewis Hamilton53, Kimi Räikkönen49, Mark Webber48, Jenson Button45, Nico Rosberg41, Romain Grosjean35, Pastor Maldonado29. Nos construtores, Red Bull 109, McLaren98, Lotus84, Ferrari63, Mercedes 43, Williams 43.

PUB