F1: Hamilton vence em Pista, Bianchi luta no Hospital
O britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Japão. Um incidente com Jules Bianchi na 44ª volta de corrida deixou o piloto francês inconsciente.
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Em Suzuka, um dia com Tufão, a começar atrás do Safety Car e a
terminar pelos piores motivos, também atrás do Safety Car, com o feio
incidente de Jules Bianchi.
Para a história, a vitória de Lewis
Hamilton, que assim aumenta para 10 pontos a sua vantagem sobre Nico
Rosberg que finalizou em 2º lugar a prova. Uma diferença importante mas
que não decide nada, quando faltam agora 125 pontos possíveis em
discussão.
A Organização do GP decidiu não alterar a hora de
início da corrida, marcada para as 3 da tarde. Hora de maior chuva na
passagem do Tufão Phanfone. A prova sem surpresa começou atrás do Safety
Car para 2 voltas necessárias para garantir em qualquer circunstância, a
atribuição de metade dos pontos.
Após uma curta espera, os pilotos voltaram a sair para pista, atrás do carro de segurança.
Primeira
baixa da corrida, porém, para Fernando Alonso. Devido à chuva, o
sistema elétrico do Ferrari pura a simplesmente desligou todos os
componentes e Alonso parou pouco depois da saída dos pilotos para mais 7
voltas atrás do Safety Car. Foi o 2º abandono da época para o espanhol,
que tudo indica tenha acertado desde esta semana para anunciar em
breve, com a McLaren Honda.
Quando
o carro de segurança por fim saiu de pista, Rosberg liderou com
Hamilton por perto durante 28 voltas. E se enquanto teve claçados os
pneus de chuva extrema, conseguiu segurar o seu rival para o título, o
certo é que assim que a pista melhorou e os pilotos começaram a mudar
para o composto intermédio, o alemão começou a queixar-se sempre de um
carro sobrevirador, com a parte posterior do W05 a balançar em demasia.
Hamilton
foi paciente, também ele cometeu erro, com um excesso aqualndo do seu
1º pit stop, a sair de pista ligeiramente e com isso a não conseguir
sair para a pista logo na frente do colega da Mercedes.
Mas
por fim, na 29ª volta, aproveitando a descompensação de Nico Rosberg na
entrada da reta da meta, Hamilton conseguiu tomar o tubo do carro do
alemão para desferir o ataque que o levou à liderança no final da reta.
Assim
que deixou Rosberg para trás o inglês aumentou a sua vantagem até uma
diferença próxima dos 5 segundos para garantir a vitória apenas 15
voltas depois, assim que a prova foi interrompida pelo acidente de Jules
Bianchi. Para Hamilton era o que queria, pois a partir das 40 voltas, a
pontuação já era dada por inteiro.
Se a Mercedes dominou como
era previsto, a Red Bull pode dizer-se, fez uma excelente corrida. Na
qualificação tinha sofrido um pouco mais porque o acerto dos carros
tinha sido pensado para conquistar no "molhado", tudo na corrida. E quer
Vettel, quer Ricciardo, por esta ordem, vieram para cima dos Williams e
com maior ou menor dificuldade acabaram por trazer os seus 2 carros em
3º e 4º lugar, no final.
Vettel,
futuro piloto Ferrari, não se livrou ainda de uma viagem por fora da
pista, de onde teve alguma sorte em voltar, para garantir um pódio que é
merecido, em particular pela consistencia que lhe permitiu resistir a
Daniel Ricciardo, amuito rápido e a levar apenas pela frente com uma
resistência mais agerrifa de pilotos que teve de passar como Button,
Massa e Bottas.
A McLaren, futura parceira da Honda, quis fazer
um brilharete em Suzuka e arriscou. Logo no iníci oda corrida antes do
Safety Car sair de pista, mandou Button colocar os intermédios. E o
inglês recebeu a bêncão de em 2 voltas ser o piloto que mais rápido
estava em pista. Quando toda a gente replicou a ida às boxes, Button
tinha galgado várias posições até ao 3º lugar, atrás dos Mercedes.
Mas
a consistência em pista, foi traída pela 2ª paragem na boxe quando o
volante do McLaren teve de ser mudado devido a problemas de eletrónica. O
5º lugar final é um belo resultado.
Os Williams não conseguiram a
consistência que desejariam em corrida. De facto desta vez inferiores
para os Red Bull ainda tiveram de aguentar a operação tática e ritmo de
Button, para os relegar no fim para 6º e 7º lugares, de Bottas e Massa.
Williams
Valtteri Bottas par e Felipe Massa começou a terceira e quarta, mas
tanto lutou mal em condições de chuva e arrastou para casa em sexto e
sétimo.
Os Force India de Nico Hulkenberg e Sergio Perez, separados pelo Toro Rosso de Jean Eric Vergne, completaram o Top10.
A
Ferrari não levou pontos de Suzuka. Com o abandono de Alonso e com
Raikkonen a fechar em 12º a corrida, a Scuderia finaliza aquela que
passa a ser a maior sequência da história da F1 para uma equipa. 81 GPs
consecutivos a pontuar. Desde o GP da Alemanha de 2010.
Mas tudo terminou permaturamente devido ao incidente com Jules Bianchi na 44ª volta de corrida.
Na
volta anterior, Adrian Sutil saiu de pista com o seu Sauber. Os
comissários de pista iniciaram os procedimentos habituais para retirar o
carro acidentado. O carro estava a ser erguido, no momento em que no
mesmo local, o Marrusia de Jules Bianchi sai de pista para embater
violentamente no trator-reboque que retirava o carro de Sutil. O impacto
na cabeça do piloto francês foi forte, não estando ainda claras as
informações de como o contacto se deu. O piloto ficou inconsciente,
sendo levado para o centro médico da pista e posteriormente por via
terrestre para o Hospital de Mie, a menos de 15 Kms do traçado de
Suzuka.
A
corrida acabou com a mostragem da bandeira vermelha na volta 46, de
modo a que a ambuância pudesse entrar em pista. A chuva forte regressava
naqule momento ao autódromo de Suzuka. Mas já se tinha corrido o
suficiente para que os pontos fossem distribuídos por completo.
Para
a história fica a 1ª corrida com chuva desde 2012, sob ameaça de Tufão,
uma vitória de Lewis que lhe dá mais um pouco de vantagem para o
título, mas o pensamento da F1 a esta hora, é com Jules Bianchi que luta
pela vida no Hospital.
CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO JAPÃO
| 1. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1h51m43.021 | |
| 2. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +9.180 | |
| 3. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | +29.122 | |
| 4. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | +38.819 | |
| 5. | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +1m07.550 | |
| 6. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1m53.773 | |
| 7. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +1m55.126 | |
| 8. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1m55.948 | |
| 9. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Renault | +2m07.638 | |
| 10. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta | |
| 11. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Renault | +1 volta | |
| 12. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +1 volta | |
| 13. | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
| 14. | Kevin Magnussen | McLaren-Mercedes | +1 volta | |
| 15 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +1 volta | |
| 16. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +1 volta | |
| 17. | Marcus Ericsson | Caterham-Renault | +1 volta | |
| 18. | Max Chilton | Marussia-Ferrari | +1 volta | |
| 19. | Kamui Kobayashi | Caterham-Renault | +1 volta | |
|
Jules Bianchi | Marussia-Ferrari | Acidente | |
| D | Adrian Sutil | Sauber-Ferrari | Acidente | |
| D | Fernando Alonso | Ferrari | Problema Elétrico | |
| MELHOR VOLTA | ||||
| Lewis Hamilton | Mercedes GP | 1:51.600 | ||
O Mundial segueu em Sochi, na estreia do GP da Russia dentro de uma semana. Até lá o mundial, tem o comando de Hamilton com 266 pontos, seguido de Rosberg 256, Ricciardo 193, Vettel 139, Alonso e Bottas 130. Nos construtores, lidera a Mercedes com 522 pontos, depois Red Bull 332, Williams 201, Ferrari 178, Force India 122 e McLaren 121.