F1: Hamilton vence em Pista, Bianchi luta no Hospital

O britânico Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Japão. Um incidente com Jules Bianchi na 44ª volta de corrida deixou o piloto francês inconsciente.

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Lewis Hamilton aumentou para 10 pontos a sua vantagem sobre Nico Rosberg Foto: Toru Hanai/Reuters

 

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Em Suzuka, um dia com Tufão, a começar atrás do Safety Car e a terminar pelos piores motivos, também atrás do Safety Car, com o feio incidente de Jules Bianchi.

Para a história, a vitória de Lewis Hamilton, que assim aumenta para 10 pontos a sua vantagem sobre Nico Rosberg que finalizou em 2º lugar a prova. Uma diferença importante mas que não decide nada, quando faltam agora 125 pontos possíveis em discussão.

A Organização do GP decidiu não alterar a hora de início da corrida, marcada para as 3 da tarde. Hora de maior chuva na passagem do Tufão Phanfone. A prova sem surpresa começou atrás do Safety Car para 2 voltas necessárias para garantir em qualquer circunstância, a atribuição de metade dos pontos.



Após uma curta espera, os pilotos voltaram a sair para pista, atrás do carro de segurança.

Primeira baixa da corrida, porém, para Fernando Alonso. Devido à chuva, o sistema elétrico do Ferrari pura a simplesmente desligou todos os componentes e Alonso parou pouco depois da saída dos pilotos para mais 7 voltas atrás do Safety Car. Foi o 2º abandono da época para o espanhol, que tudo indica tenha acertado desde esta semana para anunciar em breve, com a McLaren Honda.



Quando o carro de segurança por fim saiu de pista, Rosberg liderou com Hamilton por perto durante 28 voltas. E se enquanto teve claçados os pneus de chuva extrema, conseguiu segurar o seu rival para o título, o certo é que assim que a pista melhorou e os pilotos começaram a mudar para o composto intermédio, o alemão começou a queixar-se sempre de um carro sobrevirador, com a parte posterior do W05 a balançar em demasia.



Hamilton foi paciente, também ele cometeu erro, com um excesso aqualndo do seu 1º pit stop, a sair de pista ligeiramente e com isso a não conseguir sair para a pista logo na frente do colega da Mercedes.



Mas por fim, na 29ª volta, aproveitando a descompensação de Nico Rosberg na entrada da reta da meta, Hamilton conseguiu tomar o tubo do carro do alemão para desferir o ataque que o levou à liderança no final da reta.

Assim que deixou Rosberg para trás o inglês aumentou a sua vantagem até uma diferença próxima dos 5 segundos para garantir a vitória apenas 15 voltas depois, assim que a prova foi interrompida pelo acidente de Jules Bianchi. Para Hamilton era o que queria, pois a partir das 40 voltas, a pontuação já era dada por inteiro.

Se a Mercedes dominou como era previsto, a Red Bull pode dizer-se, fez uma excelente corrida. Na qualificação tinha sofrido um pouco mais porque o acerto dos carros tinha sido pensado para conquistar no "molhado", tudo na corrida. E quer Vettel, quer Ricciardo, por esta ordem, vieram para cima dos Williams e com maior ou menor dificuldade acabaram por trazer os seus 2 carros em 3º e 4º lugar, no final.



Vettel, futuro piloto Ferrari, não se livrou ainda de uma viagem por fora da pista, de onde teve alguma sorte em voltar, para garantir um pódio que é merecido, em particular pela consistencia que lhe permitiu resistir a Daniel Ricciardo, amuito rápido e a levar apenas pela frente com uma resistência mais agerrifa de pilotos que teve de passar como Button, Massa e Bottas.

A McLaren, futura parceira da Honda, quis fazer um brilharete em Suzuka e arriscou. Logo no iníci oda corrida antes do Safety Car sair de pista, mandou Button colocar os intermédios. E o inglês recebeu a bêncão de em 2 voltas ser o piloto que mais rápido estava em pista. Quando toda a gente replicou a ida às boxes, Button tinha galgado várias posições até ao 3º lugar, atrás dos Mercedes.

Mas a consistência em pista, foi traída pela 2ª paragem na boxe quando o volante do McLaren teve de ser mudado devido a problemas de eletrónica. O 5º lugar final é um belo resultado.

Os Williams não conseguiram a consistência que desejariam em corrida. De facto desta vez inferiores para os Red Bull ainda tiveram de aguentar a operação tática e ritmo de Button, para os relegar no fim para 6º e 7º lugares, de Bottas e Massa.

Williams Valtteri Bottas par e Felipe Massa começou a terceira e quarta, mas tanto lutou mal em condições de chuva e arrastou para casa em sexto e sétimo.

Os Force India de Nico Hulkenberg e Sergio Perez, separados pelo Toro Rosso de Jean Eric Vergne, completaram o Top10.

A Ferrari não levou pontos de Suzuka. Com o abandono de Alonso e com Raikkonen a fechar em 12º a corrida, a Scuderia finaliza aquela que passa a ser a maior sequência da história da F1 para uma equipa. 81 GPs consecutivos a pontuar. Desde o GP da Alemanha de 2010.

Mas tudo terminou permaturamente devido ao incidente com Jules Bianchi na 44ª volta de corrida.



Na volta anterior, Adrian Sutil saiu de pista com o seu Sauber. Os comissários de pista iniciaram os procedimentos habituais para retirar o carro acidentado. O carro estava a ser erguido, no momento em que no mesmo local, o Marrusia de Jules Bianchi sai de pista para embater violentamente no trator-reboque que retirava o carro de Sutil. O impacto na cabeça do piloto francês foi forte, não estando ainda claras as informações de como o contacto se deu. O piloto ficou inconsciente, sendo levado para o centro médico da pista e posteriormente por via terrestre para o Hospital de Mie, a menos de 15 Kms do traçado de Suzuka.



A corrida acabou com a mostragem da bandeira vermelha na volta 46, de modo a que a ambuância pudesse entrar em pista. A chuva forte regressava naqule momento ao autódromo de Suzuka. Mas já se tinha corrido o suficiente para que os pontos fossem distribuídos por completo.

Para a história fica a 1ª corrida com chuva desde 2012, sob ameaça de Tufão, uma vitória de Lewis que lhe dá mais um pouco de vantagem para o título, mas o pensamento da F1 a esta hora, é com Jules Bianchi que luta pela vida no Hospital.



CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DO JAPÃO

1. Lewis Hamilton Mercedes GP 1h51m43.021
2. Nico Rosberg Mercedes GP +9.180
3. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +29.122
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +38.819
5. Jenson Button McLaren-Mercedes +1m07.550
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m53.773
7. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m55.126
8. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m55.948
9. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +2m07.638
10. Sergio Perez Force India-Mercedes +1 volta
11. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1 volta
12. Kimi Raikkonen Ferrari +1 volta
13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
14. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +1 volta
15 Romain Grosjean Lotus-Renault +1 volta
16. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1 volta
17. Marcus Ericsson Caterham-Renault +1 volta
18. Max Chilton Marussia-Ferrari +1 volta
19. Kamui Kobayashi Caterham-Renault +1 volta
D
Jules Bianchi Marussia-Ferrari Acidente
D Adrian Sutil Sauber-Ferrari Acidente
D Fernando Alonso Ferrari Problema Elétrico
MELHOR VOLTA
  Lewis Hamilton Mercedes GP 1:51.600



O Mundial segueu em Sochi, na estreia do GP da Russia dentro de uma semana. Até lá o mundial, tem o comando de Hamilton com 266 pontos, seguido de Rosberg 256, Ricciardo 193, Vettel 139, Alonso e Bottas 130. Nos construtores, lidera a Mercedes com 522 pontos, depois Red Bull 332, Williams 201, Ferrari 178, Force India 122 e McLaren 121.
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