F1 Malásia: A polémica vitória de Vettel

RTP /
Legenda da Imagem

Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP . Torne-se fã do FACEBOOK F1RTP.

Em pista o espetáculo foi bonito mas o constrangimento no final foi maior ainda. Sebastian Vettel veneu o GP da Malásia mas depois de ter ignorado as ordens de equipa pré-definidas e ter passado Mark Webber num duelo fantástico entre ambos mas que vai deixar marcas enormes na escuderia.

A corrida é curiosamente marcada por tensão também na equipa Mercedes, que terminou o GP imediatamente atrás, neste caso porque Nico Rosberg foi obrigado a manter posição e não atacar Lewis Hamilton na fase final.

Foi assim, um final de corrida tenso, um pódio comprometido nas caras dos 3 pilotos que lá subiram.



Uma corrida que começou com outro piloto hoje pouco satisfeito. Fernando Alonso no arranque tocou com a asa do seu Ferrari no Red Bull de Vettel (foto abaixo). A asa ainda andou ali a baloiçar por uma volta. E na primeira passagem pela reta da meta, na altura em que Webber recuperava a sua 2ª posição na largada, a asa partiu. A equipa devia ter feito Alonso entrar logo na 1ª volta para mudar asa. Mas resolveu esperar. E ela não durou. Foi um abandono prematuro e que interrompeu uma sequência de 6 corridas no pódio para o espanhol que comemorava em Sepang o seu 200º GP da carreira.



Um potencial candidato à discussão da corrida que ficou cedo pelo caminho, numa pista ainda molhada depois de um aguaceiro forte minutos antes da corrida.

Os Red Bull na frente do GP com Vettel e Webber, com o alemão a fazer primeiro a entrada nas boxes para o primeiro de 4 pit stops. O australiano levou a melhor e assumiu o comando da prova por conta da decisão mais prematura de tirar os compostos intermédios de Vettel

Situação caricata durante a mudança de pneus. Lewis Hamilton parou na pitbox da McLaren que estava preparada para receber Jenson Button. Lewis dirigiu-se à boxe onde tinha entrado tantas vezes no passado. E assim perdeu mais de 4 segundos no erro.



No turno seguinte da corrida, já com os compostos médios calçados, Vettel tinha perdido posição de pista quer para Webber quer para Hamilton, que lhe foi buscar o 2º lugar também.

Mas na Mercedes, a ordem de boxe foi para que o inglês reduzisse o ritmo, poupando combustível. A acrescentar, os pneus do Mercedes de Hamilton degradaram-se de modo muito rápido. E Vettel recuperou a posição.

O caso da corrida aconteceu após o último pit stop. Vettel saiu imediatamente atrás de Webber. Antes da corrida, teria sido decidido que na saída do último pit stop, quem estivesse na frente manteria a posição até final. O duelo foi intenso. Webber resistiu no esforço e limite e conseguiu manter o comando.

Mas em vez de se dar por vencido, ignorando o que é suposto estar combinado, Vettel não se resignou. Passadas 2 voltas, num duelo sensacional e de cortar a respiração, com Christian Horner a chamar por rádio à atenção de Vettel para não exagerar, o tri-campeão lá passou para o comando. Deixando Webber absolutamente irritado.



Vettel assume que cometeu um erro, que a vitória devia ter sido de Webber a quem pediu desculpas no final.

Atrás, Roberg aproximou-se de Hamilton e a mesma situação se estava a preparar. Mas Ross Brawn, dretor da escuderia, mandou os pilotos manterem a posição, Rosberg resignou-se e no fim da corrida diz que  teve fairplay e respeitou a corrida, mas deixou o recado a Brawn: "Lembra-te desta!".



A Ferrari teve de se contentar com o 5º lugar de Felipe Massa, para onde caiu depois da 1ª volta, ele que largou pela primeira vez de uma primeira fila, em quase 3 anos.

Para tal beneficiou de um problema no último pit stop de Jenson Button. O inglês da McLaren perdeu quase 2 minutos a operação depois de ter saído com a roda frontal direita mal apertada, parando na pit lane.

Corrida miserável da Force India que perdeu os seus dois pilotos, com problemas relacionados com a troca de pneus.

A Lotus ficou nos lugares imediatos. Romain Grosjean marcou o 6º e Kimi Raikkonen, o 7º lugar.

Nico Hulkenberg deu à Sauber, os primeiros pontos da época. Sergio Perez foi 9º e de novo in-extremis permitiu à McLaren manter a sequência ininterrupta de finais nos pontos (McLaren salva em manter o registo com dois 9ºs lugares este ano). O 10º e último ponto do dia, foi para o Toro Rosso de Jean Eric Vergne que passou Valtteri Bottas o Williams quase no final.



Sebastian Vettel diz não se orgulhar do triunfo desta vez, que ele devia ter sido de Webber. Mas para a história fica a sua 27ª vitória de carreira, a 3ª de sempre na Malásia. Ele iguala o número de triunfos de Jackie Stewart.

Vettel fez o seu  48º pódio, igualando a marca de Gerard Berger, Webber fez o seu 35º pódio (iguala Fangio, Fittipaldi e Massa), Hamilton registou o seu 50º pódio.



CLASSIFICAÇAO FINAL

1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h38m56.681
2. Mark Webber Red Bull-Renault +04.2s
3. Lewis Hamilton Mercedes GP +12.1s
4. Nico Rosberg Mercedes GP +12.6s
5. Felipe Massa Ferrari +25.6s
6. Romain Grosjean Lotus-Renault +35.5s
7. Kimi Raikkonen Lotus-Renault +48.4s
8. Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari +53.0s
9. Sergio Perez McLaren-Mercedes +1m12.3s
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari +1m27.1s
11. Valtteri Bottas Williams-Renault +1m28.6s
12. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 1 volta
13. Jules Bianchi Marussia-Cosworth 1 volta
14. Charles Pic Caterham-Renault 1 volta
15. Giedo van der Garde Caterham-Renault 1 volta
16. Max Chilton Marussia-Cosworth 2 voltas
17. Jenson Button McLaren-Mercedes Tático
18.
Daniel Ricciardo Toro Rosso-Ferrari ???
D Pastor Maldonado Williams-Renault ???
D Adrian Sutil Force India-Mercedes Pit Stop Roda
D Paul di Resta Force India-Mercedes Pit Stop Roda
D Fernando Alonso Ferrari Asa Partida

Vai sobrar discussão a rodos nas próximas semanas. A Fórmula 1 é sobre ser mais rápido que o adversário, mesmo que seja da própria equipa. Mas nos últimos anos os pontos e dinheiro envolvidos faz todos pensarem de modo mais conservador. Os adeptos gostam de duelos, gostam mais da atitude que a Red Bull ofereceu em pista e menos do que a Mercedes fez. Mas em qualquer dos casos, a polémica vai durar.

No Mundial de Pilotos, Vettel passa agora aos 40 pontos. Raikkonen tem agora 31 pontos.  Webber 26, Hamilton 25, Massa 22,  Alonso 18 e Rosberg 12. Nos construtores, a Red Bull agora na frente com a dobradinha obtida, 66 pontos. Seguem-se Lotus com 40, Ferrari 40,  Mercedes 37,  Force India 10, Sauber 4 e McLaren 4.

A próxima ronda é a 14 de Abril, o GP da China.
PUB