F1: Vettel vence e conquista recordes no 1º GP da India

RTP /

Siga a Fórmula 1 via RTP no TWITTER F1RTP. Toda a Informação no Site FÓRMULA 1 RTP

Sebastian Vettel inscreveu o nome como vencedor do 1º GP da India de Fórmula 1. Já com o título no bolso, o alemão encarrega-se agora de começar a registar os primeiros recordes da sua ainda curta carreira. No domingo ele alcançou um registo que nunca tinha obtido, o Grand Chelem. Num mesmo fim-de-semana, obteve a pole position, conseguiu a vitória, marcou a volta mais rápida da corrida e liderou da primeira à última volta. Simultaneamente ultrapassou na corrida as 700 voltas no comando de corrida esta temporada, que é o seu 1º record absoluto na F1, batendo uma marca com 19 anos, quando Nigel Mansell liderou 692 voltas na temporada de 1992.

Na largada, Vettel segurou facilmente o comando. Atrás dele, Mark Webber também se manteve na primeira curva na posição de partida. Atrás, Alonso saiu muito bem mas na travagem para a primeira direita escorregou carro para parte com menos tração da pista e viu-se ultrapassado por Jenson Button.



Atrás um toque entre Rubens Barrichello e Kamui Kobayashi, que por sua vez tocou no Virgin de Timo Glock. Também Jarno Trulli tocou-se na curva 3 com Narain Karthikeyan e furou.

Button foi o herói da primeira volta, passando Alonso e no final da longa reta oposta, Mark Weeber. Ao subir de4º para 2º em meia volta, o inglês construiu a possibilidade de uma corrida excelente em duelo direto com Alonso e Webber, mas nunca esteve em condições de forçar o líder da corrida.



A diferença oscilou sempre entre os 4 e os 7 segundos durante boa parte da corrida entre os dois primeiros, descendo apenas para valores mais baixos no final de cada um dos turnos onde o desgaste de pneus levava Vettel a um ritmo mais conservador.

Webber ainda tentou devolver a Button o ataque nas voltas seguintes mas a partir da 10ª volta a preocupação do australiano passou a ser o duelo para o 3º lugar perante a corrida consistente de Fernando Alonso.



Lewis Hamilton e Felipe Massa tiveram na corrida indiana outro "momento" da temporada. Os pilotos que não se falavam há várias semanas depois dos incidentes ocorridos antes em pista, tiveram antes da corrida e durante o minuto de silêncio em memória de Wheldon e Simoncelli, oportunidade de se cumprimentarem e desejarem boa corrida um ano outro. Foi sol de pouca dura. Na tentativa de ultrapassar Massa, Hamilton meteu pela esquerda, Massa fechou a porta e ambos se tocaram.



A corrida felizmente continuou ali para ambos mas Hamilton teve de ir à boxe colocar uma nova asa, caindo para 9º e pouco depois Massa desta vez considerado responsável pelo incidente, foi obrigado a uma penalização que o fez perder muitas posições.

Os comissários de corrida, decidiram que Massa não deixou espaço suficiente a Hamilton e tinha obrigação de o fazer, já que percebeu que ele estava ali.

Hamilton terminaria a corrida atrás dos dois Mercedes de Schumacher e Rosberg que foram consistentes ao longo da prova e beneficiaram directamente também do abandono de Felipe Massa que ocorreria pouco depois.



Michael Schumacher e Nico Rosberg fizeram corridas muito próximas um do outro. Na primeira parte foi Rosberg que liderou mas as voltas de Schumacher até ao último pit stop permitiram-lhe passar para a frente do companheiro.

Fruto do toque com Hamilton, Massa saiu de pista e danificou o jogo de pneus macios que tinha. Quando foi à box após a penalização, mudou para o composto duro mais desfavorável e trocou a asa dianteira do carro.

Mas estava escrito que o azar de Massa em Nova Deli, não terminava ali. Pouco depois ele estava fora da corrida, ao sofrer uma nova ruptura de suspensão ao passar por cima de um limitador da pista. Algo que aconteceu também na qualificação. Algo que a Ferrari terá de investigar para perceber o que de errado ali aconteceu.



Foi com a estratégia de corrida da Red bull que talvez Webber tenha perdido a 3ª posição para Alonso. Ao ter sido o primeiro a entrar para a última sequência de pit stops, deu a capacidade à Ferrari de controlar o duelo. A Ferrari beneficiou da opção cuja esperança era preservar a vantagem do australiano. Mas não resultou. Alonso reagiu bem e rápido saindo do seu último pit na frente do piloto da Red Bull.

A Toro Rosso podia ter metido, como na qualificação a ser Top10, os seus dois carros nos pontos. Alguersuari consegui-o mas Buemi ficou pelo caminho com o motor a ceder.

Adrian Sutil deu pontos à escuderia Force India no seu GP em casa enquanto o mexicano  Sergio Perez provou consistência no ritmo, tendo sido um dos únicos 4 pilotos que começou com o composto duro de início mudando depois durante grande parte da corrida para os pneus mais macios.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA INDIA

POS PILOTO EQUIPA DIFERENÇAS
1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1h30m35.002
2. Jenson Button McLaren-Mercedes 8.433
3. Fernando Alonso Ferrari 24.301
4. Mark Webber Red Bull-Renault 25.529
5. Michael Schumacher Mercedes GP 1m05.421
6. Nico Rosberg Mercedes GP 1m06.851
7. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m24.183
8. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1volta
9. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1volta
10. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1volta
11. Vitaly Petrov Renault 1volta
12. Bruno Senna Renault 1volta
13. Paul di Resta Force India-Mercedes 1volta
14. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 2voltas
15. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 2voltas
16. Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 3voltas
17. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 3voltas
18. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 3voltas
19. Jarno Trulli Lotus-Renault 5voltas
D
Felipe Massa Ferrari Suspensão
D Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari Motor
D Pastor Moldonado Williams-Cosworth Caixa
D Timo Glock Virgin-Cosworth Acidente
D Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari Acidente
VOLTA MAIS RAPIDA
  Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1:27.249



Ficam a restar 2 provas para o final do campeonato. Abu Dhabi dentro de 2 semanas e o Brasil dentro de 4. No mundial de pilotos o duelo para o vice-campeão tem agora em Button o principal candidato, mas Alonso e Webber ainda tÊm chance de levar para São Paulo a decisão. Sebastian Vettel tem 374 pontos, Jenson Button 240, Fernando Alonso 227, Mark Webber 221 e Lewis Hamilton 202. Nos construtores, a Red Bull soma 595, a McLaren 442, a Ferrari 325, a Mercedes 145 e a Renault 72.

PUB