O piloto italiano Francesco Bagnaia (Ducati) começou a defesa do título de MotoGP conquistado em 2022 com uma vitória no Grande Prémio de Portugal, em que Miguel Oliveira (Aprilia) foi abalroado por Marc Márquez (Honda) e teve de desistir.
Francesco Bagnaia vence em Portimão e lidera Mundial
O espanhol Marc Márquez, que partia da ‘pole position’, demorou a reagir ao semáforo e viu-se ‘engolido’ pelos pilotos que o seguiam na grelha.
Um deles foi o português Miguel Oliveira que, largando do quarto lugar, chegou à primeira curva na liderança do pelotão, depois de ultrapassar Márquez, Bagnaia e o espanhol Jorge Martin (Ducati), que tinha assumido a liderança nos primeiros metros da corrida.
Márquez pareceu ter um início de corrida algo nervoso, pois envolveu-se em toques com vários pilotos.
Miguel Oliveira liderou durante a primeira volta mas foi ultrapassado por Bagnaia no início da segunda, descendo ao segundo lugar.
“Sentia que ainda tinha margem para melhorar pois os pneus ainda estavam frios”, explicou o português, no final.
Contudo, no início da terceira volta, Márquez falhou a travagem para a terceira curva, ainda acertou na Ducati de Jorge Martin antes de embater em cheio na perna direita de Miguel Oliveira, que ficou no chão e teve de ser assistido ainda no asfalto.
Jorge Martin, que conseguiu evitar a queda, ficou com a corrida afetada: desceu até oitavo mas acabou por cair quando já era 11.º e tentava recuperar terreno.
Sem Oliveira no encalço, Bagnaia teve uma corrida mais descansada, tendo só a ameaça do espanhol Maverick Viñales (Aprilia) que, contudo, nunca esteve em posição de ameaçar o primeiro lugar do campeão em título.
O italiano Marco Bezzecchi (Ducati) acabaria por chegar aos lugares do pódio, mas já a quase três segundos do vencedor.
Pelo caminho ficou, também, o companheiro de equipa de Miguel Oliveira, o espanhol Raul Fernandez (Aprilia), por queda, assim como o italiano Luca Marini (Ducati).
Já o também transalpino Fábio Di Giannantonio (Ducati) desistiu por problemas mecânicos.
O francês Johann Zarco (Ducati) foi o quarto classificado, já a mais de oito segundos do vencedor, com o espanhol Alex Márquez (Ducati) em quinto, na frente das KTM do sul-africano Brad Binder e do australiano Jack Miller, respetivamente.
O antigo campeão, o francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi o oitavo.
Com estes resultados, Francesco Bagnaia, que já tinha vencido a corrida sprint de sábado, lidera o campeonato com 37 pontos, mais 12 do que o segundo classificado, Maverick Viñales. Bezzechi é terceiro, com 16.
Já o português Miguel Oliveira, que no sábado foi sétimo na sprint, é 16.º classificado, com três pontos.
A segunda ronda do campeonato é o Grande Prémio da Argentina, em 2 de abril.
Márquez castigado
O piloto da Honda foi penalizado com uma dupla longa volta a aplicar no Grande Prémio da Argentina, no próximo domingo, por “condução irresponsável” no choque com Miguel Oliveira na corrida de hoje.
Os comissários consideraram que Márquez foi “excessivamente agressivo, provocando a queda” do português.
“Isto contraria as instruções especificamente dadas aos pilotos e às equipas” e é considerada “condução irresponsável” causadora de “perigo para outros competidores”.
Esse tipo de comportamento “infringe o artigo 1.21.2 do regulamento” dos grandes prémios da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Por esses motivos, os comissários decidiram aplicar a Marc Márquez uma dupla ‘long lap penalty’, uma penalização que obriga os pilotos a percorrerem uma extensão maior da pista.
Os comissários consideraram que Márquez foi “excessivamente agressivo, provocando a queda” do português.
“Isto contraria as instruções especificamente dadas aos pilotos e às equipas” e é considerada “condução irresponsável” causadora de “perigo para outros competidores”.
Esse tipo de comportamento “infringe o artigo 1.21.2 do regulamento” dos grandes prémios da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Por esses motivos, os comissários decidiram aplicar a Marc Márquez uma dupla ‘long lap penalty’, uma penalização que obriga os pilotos a percorrerem uma extensão maior da pista.
(Com Lusa)