GP Canadá: Hamilton vence e lidera mundial
Lewis Hamilton tornou-se no Canadá o sétimo vencedor diferente da temporada, em 7 Grandes Prémios disputados. O triunfo, o 18º da carreira e o 3º obtido pelo inglês na pista de Montreal (onde em 2007 venceu a sua 1ª corrida), levou Hamilton para o comando do mundial. Um campeonato extraordinário que vê a sexta mudança de líder em 7 corridas.
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A
corrida foi marcada pela opção tática e gestão de pneus, com Hamilton a
fazer o que se provou ser a mais correta das estratégias, ao contrário
de Vettel e Alonso que tentaram ir até ao final apenas com uma paragem
na boxe.
A necessária recuperação para o duo da frente acabou
por dar ao GP um final mais eletrizante. Hamilton com compostos novos
rodou em recuperação para Alonso e Vettel a um ritmo muito forte de
volta para volta. Nenhum deles tinha capacidade de suster os ataques do
inglês e em particular, Alonso foi punido pelo mau estado dos pneus do
Ferrari, cedendo também a 2ª e 3ª posição a romain Grosjean e a Sergio
Perez nas derradeiras voltas.
No
arranque, as posições de ponta foram mantidas. vettel foi embora da
concorrência no comando da corrida e abriu até 3 segundos de Hamilton e
Alonso, enquanto Nico Rosberg cedeu posição a Webber e mais tarde a
Massa.
Massa que pouco depois deitou tudo a perder com um pião feito no S de Senna, caindo para 12º.
Na
hora do primeiro pit stop, a Ferrari trabalhou magnificamente. Em pista
com Alonso e na boxe com os mecânicos. Vettel foi o primeiro dos homens
da frente a entrar, na volta 17. Em pista ficaram Lewis e Fernando com o
homem da McLaren a fazer uma volta brutal para na saída das boxes,
perceber que tinha passado o alemão da Red Bull.
Alonso
herdou o comando e registou uma volta também ela brilhante antes de
realizar a sua operação. E ao sair da pit lane, achou-se no comando, na
frente dos seus arqui-rivais.
Uma reviravolta na posição de
pista, com o 3º a passar para a frente e o líder a descer a 3º. Hamilton
mantinha-se na vice-liderança, mas não por muito tempo.
Não
precisou de muito para perceber que a velocidade de ponta do McLaren era
superior ao do Ferrari e o DRS fez o resto. Hamilton passou para o
comando e numa sequência vertiginosa de voltas abriu rapidamente mais de
3 segundos para Alonso e Vettel.
Hamilton foi pois para a frente de corrida, assim que Grosjean, que por momentos tinha sido 1º, fez igualmente o seu pit stop.
Na
pista 2 pilotos escolheram tática de um longo primeiro turno, com os
pneus macios a permitirem uma sequência enorme de pouco mais de 40
voltas. Kimi Raikkonen e Sergio Perez ganharam posições com a paragem
dos restantes.
Ao contrário, Jenson Button não conseguiu fazer o
mesmo e operando mal sempre que usou os compostos macios, mudando
depois para os super macios mas ficando perdido no segundo pelotão de
corrida, terminando mais tarde em 16º.
No comando da corrida, a
McLaren teve de decidir se esperava que algum dos adversários fazia a 2ª
paragem de pit stop ou se assumia a sua corrida, acreditando na
vantagem do seu carro, mesmo se Vettel e Alonso não parassem mais.
A opção ficou clara, quando Hamilton se começou a dar conta que os compostos traseiros estavam a ceder.
Hamilton
fez a paragem que, de novo não correu bem. O piloto esteve parado mais
de 5 segundos. Mas esse foi o momento claro de corrida que trouxe
Hamilton para outro nível.
Logo na volta de saída, Lewis fez o
melhor crono no 2º setor da pista para nas 2 voltas seguintes marcar os
melhores tempos por volta da corrida. Foi um ritmo destruidor da
concorrência.
Na
frente Alonso e Vettel ficavam à mercê mas a controlarem-se um ao
outro, por causa da luta do mundial. como a resposta não foi rápida na
Ferrari e na Red Bull, a tática destes passou ser resistir a Grosjean e
Perez que vinham atrás, pois Hamilton passaria para o comando mais cedo
ou mais tarde.
Em algumas voltas, Hamilton chegou a rodar mais rápido de 1,5s em relação a Vettel e Alonso.
E
Hamilton chegou. Usando sem dificuldades a zona de funcionamento de DRS
para passar primeiro Vettel, e depois Alonso. O inglês estava de novo
no comando.
Após
ser passado por Hamilton, a Red Bull optou por realizar o pit stop a
Vettel, para que ele pudesse resistir melhor no final. Mesmo sendo
passado por Grosjean ou Perez, era a tentativa de ir buscar de novo
Alonso que se arrastava em pista nessa altura.
E se arrastar era
mesmo a alcunha do momento para Alonso. Também com uma paragem mas bem
mais tarde que o piloto da Ferrari e portanto com melhores pneus,
Grosjean e Perez passaram sem dificuldades e alcançaram posições de
pódio.
E Vettel veio de trás para passar no final também Alonso, mesmo tocando no muro dos campeões no seu esforço final.
O espanhol só não perdeu o 5º lugar para Rosberg por pouco.
A
corrida foi marcada por problemas de travões que levaram ao abandono
dos Hispânia e também do marrusia de Timo Glock. Outro abandono foi o de
Michael Schumacher, o 5º da época e o 4º por motivos mecânicos, desta
vez um problema hidráulica que encravou o DRS em posição aberta.
Lewis
Hamilton venceu de modo extraordinário, imperial, numa vitória que a
McLaren precisava para voltar a acreditar. Uma vitória que coloca
Hamilton no comando do mundial de pilotos que tem os 3 primeiros
separados por 3 pontos. Grosjean e Perez marcaram pela 2ª vez pódios na
F1 e esta temporada. Ambos beneficiaram de uma opção de apenas 1 paragem
mas com melhores resultados que Alonso. Grosjean ganhou 5 posições
desde o início da corrida e Perez ainda melhor, ganhando 12 posições, de
15º para 3º.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
| 1. | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1h32m29.584 |
| 2. | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +2.513 |
| 3. | Sergio Perez | Sauber-Ferrari | +5.260 |
| 4. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | +7.295 |
| 5. | Fernando Alonso | Ferrari | +13,411 |
| 6. | Nico Rosberg | Mercedes GP | +13.842 |
| 7. | Mark Webber | Red Bull-Renault | +15.085 |
| 8. | Kimi Raikkonen | Lotus-Renault | +15.587 |
| 9. | Kamui Kobayashi | Sauber-Ferrari | +24.432 |
| 10. | Felipe Massa | Ferrari | +25.272 |
| 11. | Paul di Resta | Force India-Mercedes | +37.693 |
| 12. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +46.236 |
| 13. | Pastor Maldonado | Williams-Renault | +47.052 |
| 14. | Daniel Ricciardo | Toro Rosso-Ferrari | +1m04.475 |
| 15. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta |
| 16. | Jenson Button | McLaren-Mercedes | +1 volta |
| 17. | Bruno Senna | Williams-Renault | +1 volta |
| 18. | Heikki Kovalainen | Caterham-Renault | +1 volta |
| 19. | Vitaly Petrov | Caterham-Renault | +1 volta |
| 20. | Charles Pic | Marussia-Cosworth | +2 Voltas |
| D | Timo Glock | Marussia-Cosworth | Travões |
| D | Michael Schumacher | Mercedes GP | Prob.Hidráulico |
| D | Pedro de la Rosa | HRT-Cosworth | Travões |
| D | Narain Karthikeyan | HRT-Cosworth | Travões |
| MELHOR VOLTA | |||
| Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | 1:15.752 | |
No mundial Lewis Hamilton tem agora 88 pontos, Fernando Alonso 86 e Sebastian Vettel 85. Mark Webber tem agora 79 e Nico Rosberg 67. Nos construtores com o final de Grosjean na 2ª posição, a Lotus passou a Ferrari para o 3º lugar. A líder é a Red Bull 164 pontos, a McLaren 133, agora a Lotus tem 108 e a Ferrari 97.
A próxima ronda do mundial será o GP da Europa em Valência, dentro de 2 semanas.