Marc Márquez impõe-se em MotoGP

O espanhol Marc Marquez (Honda) venceu este domingo o Grande Prémio de Indianápolis de Moto GP, décima prova do Mundial, em ronda competitiva na qual Miguel Oliveira foi 'penalizado' em Moto 3.

RTP /
Marc Márquez reuters

Márquez, que partiu na primeira posição da grelha de partida, protagonizou luta intensa com o compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), a quem passou a três voltas do fim, aguentando depois a posição, enquanto o italiano Valentino Rossi (Yamaha), líder do Mundial, completou o pódio.

"Na qualificação consegui rodar forte, mas na corrida o Lorenzo andou rápido desde início. Como era impossível abrir vantagem, decidi apostar nas últimas voltas. Apliquei a minha estratégica, passei-o a três voltas do fim e depois foi dar o máximo", disse Márquez, que garantiu a vitória 700 da Honda em Mundiais de motociclismo.

Rossi, nove vezes campeão do Mundo, lidera o campeonato com 195 pontos, mais nove do que Jorge Lorenzo e mais 56 do que Márquez, campeão em título e que aqui conquistou o segundo triunfo consecutivo, o terceiro da época.

Em Moto3, Miguel Oliveira (KTM) partiu no segundo lugar da grelha, mas foi 15.º, após recuperar 17 lugares depois de ter sido forçado a trocar de pneus logo na primeira volta, prejudicado pela chuva.

O português, que regressou à competição depois de ter sofrido um acidente há um mês nos treinos para o Grande Prémio da Alemanha, foi apanhado de surpresa no arranque da prova, bem como todos os outros candidatos, com a instabilidade do tempo, tendo os pilotos sido obrigados a mudar de pneus de piso seco para chuva e depois novamente para seco.

Estas trocas permitiram a quem arriscou vir a colher frutos, caso do vencedor, o belga Livio Loi (Honda), que conquistou hoje a sua primeira vitória no campeonato do mundo.

No Mundial, a liderança continua em posse do britânico Danny Kent, que hoje foi 21.º e manteve os mesmos 190 pontos, o italiano Ennea Bastianini (Honda), sexto, continua a ser segundo, agora a 56 pontos, enquanto Miguel Oliveira perdeu o terceiro lugar para o italiano Romano Fenati (KTM), que, com o quarto posto de hoje, soma agora 112 pontos, contra 103 do luso.

Em Moto 2, registou-se o primeiro triunfo do espanhol Alex Rins (Kalex) e logo em ano de estreia na categoria, superiorizando-se ao francês Johann Zarko (Kalex) e ao italiano Franco Morbideli (Kalex), que conquistou o seu primeiro pódio no campeonato do Mundo.

Rins, que já tinha o melhor tempo, subiu ao segundo lugar do Mundial e viu o compatriota Tito Rabat, campeão do Mundo, ficar em quinto lugar, destronando-o do segundo lugar do Mundial.

O Mundial é liderado por Johann Zarko, com 199 pontos, seguido de Alex Rins, a 71, e Tito Rabat, a 74.

O Mundial prossegue na República Checa a 16 de agosto.

(com Lusa)
PUB