Max Verstappen venceu corrida sprint do GP de Miami de Fórmula 1

por Lusa
EPA

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio de Miami de Fórmula 1, sexta prova do campeonato.

O tricampeão mundial gastou 31.31,383 minutos para cumprir as 19 voltas previstas, batendo o monegasco Chares Leclerc (Ferrari) por 3,371 segundos e o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) por 5,095.

Esta foi a segunda vitória consecutiva de Max Verstappen em corridas sprint esta temporada, depois de já ter vencido no GP da China, há duas semanas.

O piloto da Red Bull partiu da ‘pole position’ e aguentou o ataque de Leclerc na primeira curva. O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) tentou encontrar um buraco de uma agulha no meio do pelotão, provocando uma carambola que terminou com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin) a bater no McLaren de Lando Norris, ficando os dois fora de prova e o Aston Martin de Fernando Alonso danificado.

Foi necessário entrar o ‘safety car’ em pista pelo que a corrida só começou verdadeiramente a partir da quarta volta.

Verstappen foi dando mostras de descontentamento com o equilíbrio geral do seu Red Bull, mas nunca permitiu veleidades a Charles Leclerc, que esteve sempre a uma distância de segurança, superior a um segundo.

Sérgio Pérez ainda teve de se desenvencilhar do australiano Daniel Ricciardo (RB) para chegar ao pódio, com o piloto da antiga Toro Rosso a conseguir resistir aos ataques do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que foi quinto.

O quarto lugar permitiu a Ricciardo somar os primeiros cinco pontos da temporada.

Max Verstappen conquistou 38.ª pole position da carreira em Miami
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a 38.ª ‘pole position’ da carreira ao garantir o melhor tempo na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Miami de Fórmula 1.

Verstappen fez a sua melhor volta em 1.27,241 minutos, deixando na segunda posição o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), a 0,141 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) em terceiro, a 0,214.

Depois de ter vencido a corrida sprint, a meio da tarde, Max Verstappen voltou a ser o mais rápido, agora na sessão de qualificação, mas com os dois Ferrari bem perto.

Os tempos foram estabelecidos na primeira de duas tentativas de cada piloto na derradeira fase da qualificação, a Q3, desta sexta ronda da temporada.

“O objetivo era encontrar o melhor equilíbrio. Mas não foi a volta de que mais gostei na minha carreira”, frisou o tricampeão mundial, que caminha a passos largos para um quarto título consecutivo.

O piloto da Red Bull tem quatro vitórias nas cinco provas já disputadas e duas vitórias nas corridas sprint realizadas.

Apenas a desistência no GP da Austrália, por uma falha mecânica nos travões, impede o pleno.

Com esta ‘pole’, Verstappen mantém-se como o quinto melhor piloto em qualificação, ainda longe das 57 poles de Sebastian Vettel, quarto desta lista, ou das 104 de Lewis Hamilton (Mercedes), que lidera este particular.

A corrida principal disputa-se no domingo.

Max Verstappen alargou ainda mais a liderança, tendo agora 118 contra os 91 de Sérgio Pérez, que é segundo.

Domingo disputa-se a corrida principal desta sexta ronda da temporada.
pub