Miguel Oliveira consegue melhor classificação em MotoGP ao ser sexto em Brno

por Lusa
Foto: Reuters

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) conseguiu hoje o melhor resultado na sua carreira em MotoGP, ao terminar o Grande Prémio da República Checa na sexta posição, num dia histórico para a KTM, que conseguiu a primeira vitória.

Oliveira, que partiu da 13.ª posição, terminou as 21 voltas ao traçado de Brno a 7,969 segundos do sul-africano Brad Binder (KTM) - primeiro ‘rookie’ a vencer uma prova desde o espanhol Marc Márquez em 2013 -, que bateu o italiano Franco Morbidelli (Yamaha), segundo, e o francês Johann Zarco (Ducati), terceiro.

Com estes resultados, e após três provas, o piloto português soma agora 18 pontos, tendo subido ao 12.º lugar da classificação, liderada pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), que soma 59, depois de ter sido apenas sétimo em Brno.

Patrão da Tech3 acredita que Miguel Oliveira "vai lutar por vitórias" no MotoGP
O patrão da equipa TEch3, o francês Hervé Poncharal, disse hoje acreditar que o piloto português Miguel Oliveira “vai lutar por vitórias” nas próximas corridas do Mundial de MotoGP.

Poncharal comentava, assim, o sexto lugar do piloto de 25 anos no Grande Prémio da República Checa, naquele que foi o melhor resultado de Miguel Oliveira na classe rainha do campeonato do Mundo de velocidade, numa prova em que a KTM conseguiu a sua primeira vitoria de sempre em MotoGP por intermédio do sul-africano Brad Binder.

O francês Hervé Poncharal lamentou "a posição de partida”, mas viu potencial para lutar pela vitória.

“Sempre que [Miguel Oliveira] estava sozinho, víamos que fazia tempos por volta semelhantes aos dos líderes, apesar de a distância já ser grande", frisou.

Apesar disso, o diretor da Tech3 viu “claramente que o Miguel e a sua KTM RC16 podem fazer aquilo que o Brad Binder fez hoje”, sublinhou.

"A KTM conseguiu fazer uma mota forte e esperemos continuar a construir esta bela história já na próxima semana, na Áustria", concluiu Hervé Poncharal.

Com o resultado de hoje, Miguel Oliveira subiu ao 12.º lugar do Mundial de pilotos, com 18 pontos.


pub