Morreu Balestre ex-presidente da FIA

Jean-Marie Balestre, figura proeminente e polémica do desporto automóvel, morreu à beira de completar 87 anos

RTP /

Jean-Marie Balestre, fundador do "Auto Journal" e da Federação Francesa do Desporto Automóvel(FFSA), em 1950, e presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), morreu aos 86 anos, noticiou, esta sexta-feira, a agência de notícias francesa France Press.  

Balestre, que faria 87 anos a 9 de Abril, foi presidente da Federação Francesa do Desporto Automóvel(FFSA), antes de tomar os comandos da Federação Internacional do Desporto Automóvel (FISA), de 1979 a 1991, e da Federação Internacional do Automóvel(FIA), até 1993.  

Um dos episódios que marcam a carreira de Balestre foi a punição imposta a Ayrton Senna, no Grande Prémio do Japão, em 1989, quando o brasileiro se envolveu numa colisão com Alain Prost, então seu companheiro de equipa na McLaren, e perdeu o título mundial para o francês.  

Em 1996, já depois de ser substituído pelo britânico Max Mosley no cargo de presidente da FIA, Balestre terá acabado por admitir, numa entrevista ao jornal francês "L'Équipe", que prejudicou Ayrton Senna naquela situação, muito contestada pelo brasileiro, que acusou o dirigente de ter favorecido o seu compatriota.  
PUB