Ogier recupera liderança, após vencer em Santana da Serra

O francês Sebastien Ogier (Volkswagen) recuperou este sábado a liderança do Rali de Portugal, ao vencer a nona classificativa, a mais longa da prova, em Santana da Serra.

Lusa /
Ogier está em alta de novo Foto: Mikko Stig/Lehtikuva/Reuters

O campeão mundial em título ganhou a especial de 31,9 quilómetros em 23.10,2 minutos, à frente do finlandês Mikko Hirvonen (Ford WRC), que ficou a 8,7 segundos, e do norueguês Mads Ostberg (Citroen WRC), a 12,6.

À entrada para a nona especial, Ogier estava em terceiro na geral, tendo ultrapassado o estónio Ott Tanak (Ford), que ficou em quarto no troço de Santana da Serra, e o finlandês Hirvonen.

Ogier tinha vencido 8.ª classificativa mas Hirvonen liderava

Sebastien Ogier (Volkswagen) tinha ganhado esta manhã a oitava classificativa do Rali de Portugal, em Santa Clara, mas o finlandês Mikko Hirvonen (Ford) tinha mantido a liderança na geral, ao terminar apenas a dois décimos de segundos do francês.

O piloto gaulês da Volkswagen cumpriu a oitava especial - 19,09 quilómetros - em 12.23,0 minutos, com o finlandês Mikko Hirvonen (Ford) a 0,2 segundos e o estónio Ott Tanak (Ford WRC) a 0,7 segundos.

Estes resultados não tinham alterado a ordem da geral, com o finlandês a liderar, seguido de Tanak e de Ogier. “Ainda há muita humidade, mais do que esperava. Tentei andar rápido, mas nada de loucuras”, declarou Ogier, no final da especial de Santa Clara. Já Tanak considerou que o terreno continua “bastante escorregadio”.

O britânico Kris Meeke (Citroen DS3 WRC) foi o único dos pilotos a competir no Campeonato do Mundo de Ralis que não arrancou este sábado para a segunda etapa do Rali de Portugal, uma consequência do despiste de sexta-feira.

A Citroen tentou resolver os problemas mecânicos do DS3 WRC, mas o britânico acabou por não ter "luz verde" para sair, ao contrário do finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen), que capotou na etapa de sexta-feira, o polaco Robert Kubica (Ford), que perdeu uma roda ao bater numa árvore, e o britânico Elfyn Evans (Ford).

Estes três pilotos recomeçaram a prova ao abrigo dos regulamentos Rali2, que lhes permitem retomar a prova com penalizações de tempo desde que as equipas consigam arranjar os carros no tempo estipulado e estes não apresentem falhas de segurança.

 

Acompanhe a par e passo todas as incidências do Rali de Portugal.
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