Parente conquista pole, furo dita desistência

Prestação meritória mas azarada, na Eslováquia, da dupla Parente/Loeb, com o português a recuperar de oitavo para segundo na Corrida de Qualifcação

Carlos Silva c/Lusa /
Loeb já ultrapassou Niki Mayr-Meinhof, na corrida de qualificação

Álvaro Parente venceu a Corrida de Qualificação da ronda eslovaca do FIA GT Series, no Slovakia Ring, em Bratislava, ao volante de um McLaren MP4-12C, que divide com o francês Sébastien Loeb.

A dupla luso-francesa acabou por não ver o seu esforço premiado na corrida principal, já que foi forçada a abandonar na sequência de um toque.

O piloto português tinha feito, no sábado, o terceiro melhor tempo da a prova de qualificação, mas acabou por arrancar da oitava posição da "grelha" devido a uma penalização.

Ainda assim, o portuense fez uma boa partida e na primeira curva
ascendeu ao segundo lugar, posição que manteve até entregar o carro ao seu companheiro, o francês nove vezes campeão do mundo de ralis, Sébastian Loeb.

O alsaciano acabaria por ultrapassar o austríaco Niki Mayr-Melnhof, em WRT Audi R8 LMS, mantendo a liderança até final.

"A nossa prestação na prova da manhã demonstrou que, sem problemas, somos capazes de lutar pelo triunfo e de vencer. Fomos muito rápidos e consistentes, o carro portou-se muito bem, assim como o 'Séb'. Na partida arrisquei, deixei a travagem para muito tarde, mas foi preponderante para podermos ascender ao segundo posto, lançando as bases para a vitória. Protagonizámos uma performance
notável", sublinhou Parente, citado numa nota de imprensa da sua assessoria.

Já Sébastian Loeb, no sítio oficial das FIA GT Series, deixou um elogio ao seu colega português.

"O Álvaro fez uma partida incrível e conseguiu pôr o carro no segundo
lugar, e quando foi a minha vez consegui ultrapassar o Audi e chegar à liderança. Espero que esta corrida de qualificação seja o ponto de viragem na nossa temporada", acrescentou.

Na corrida principal a dupla Loeb/Parente teve menos sorte. O piloto
francês, que iniciou a corrida na "pole", abandonou logo na primeira volta devido a um furo, resultado de um toque entre vários carros. A corrida principal foi ganha pela dupla Simonsen/Afanasiev.

"Penso que o resultado da prova da manhã demonstrou que tínhamos fortes possibilidades de lutar pelas posições cimeiras, mas um dos carros realizou falsa partida, lançando o pânico no pelotão e o 'Séb' sofreu diversos toques, acabando por desistir com um furo. Foi pena, dado que penso que poderíamos, pelo menos, conquistar um pódio", explicou  Álvaro Parente.

O Sébastien Loeb Racing, com 30 pontos e duas vitórias, segue em oitavo lugar do campeonato FIA GT.

PUB