Paulo Gonçalves quinto na especial da primeira etapa

por Lusa
Reuters

O piloto português Paulo Gonçalves terminou hoje em quinto na categoria de motos o troço cronometrado da primeira etapa do Rali Dakar2014, entre Rosario e San Luis (Argentina), a 2.25 minutos do líder, o espanhol Joan Barreda.

O mais rápido no segmento especial cronometrado de 180 quilómetros foi Joan Barreda (Honda), com o tempo de 2:25.31 horas, seguido do seu compatriota Marc Coma (KTM), a 37 segundos, e do francês Cyril Despres, a 1.04 minutos.

O português campeão do mundo de todo-o-terreno, Paulo Gonçalves, em Honda, fez o quinto melhor "crono", a 2.25 minutos do líder.

Por seu lado, Rúben Faria, em KTM, fez o 12.º tempo, a 5.11 minutos, enquanto Mário Patrão (Suzuki) cumpriu a especial em 21.º, a 8.21 minutos, e Hélder Rodrigues, companheiro de equipa de Gonçalves na Honda, foi 22.º, a 8.58 minutos do primeiro.

Pedro Bianchi Prata (Husqvarna), Victor Oliveira (Husqvarna) e Pedro Oliveira (Speedbrain) completam o lote de "motards" lusos.

A primeira etapa (809 quilómetros entre Rosario e San Luis) iniciou-se com um troço de ligação de 405 quilómetros até Cordoba, segunda cidade da Argentina em termos de população, seguidos de uma especial cronometrada de 180 quilómetros, marcada por pistas estreitas, pequenas rochas e saltos "cegos".

As 174 motas e os 40 quads foram os primeiras a arrancar, às 7:20 hora de Lisboa, seguidos dos 147 carros, que ainda não terminaram a especial, e dos 70 camiões.

Os portugueses Carlos Sousa/Miguel Ramalho (Haval) e Francisco Pita/Humberto Gonçalves (SMG) competem na categoria dos carros.

Tópicos
pub